domingo, 5 de dezembro de 2010

"O sonho do curso superior": Leia o editorial do Jornal O DIA

Começa hoje a maratona do vestibular da Universidade Estadual do Piauí, com mais de 29 mil candidatos disputando uma das 3.580 vagas oferecidas em Teresina e em diversas cidades do interior. O sonho de fazer um curso superior está cada vez mais presente na vida das pessoas, não importa a idade que tenham.
É voz corrente que uma pessoa com mais educação, com uma formação superior, tem mais oportunidades de crescimento profissional. No mundo competitivo em que vivemos é importante ter conhecimento, ter uma certificação em alguma área. O conhecimento empírico, aquele adquirido na prática, no dia a dia de uma atividade, continua sendo importante, mas as empresas querem diplomas na hora de contratar. Não adianta a pessoa ser o melhor mecânico do mundo, o melhor costureiro do mundo. Ela pode até ser contratada por alguma empresa, mas a preferência será para aquele que tiver feito mais cursos na sua área, para aquele que possa provar que estudou. 
O vestibular da Uespi é uma mostra de como isso vem sendo entendido pela sociedade. São 29 mil pessoas em busca de uma oportunidade para estudar, embora a Uespi não seja um grande exemplo de universidade atualmente. Mas, um número tão grande de pessoas querendo ingressar em um dos seus cursos é uma demonstração de que a sociedade acredita na recuperação da instituição.
A Uespi passa por problemas devido ao exagero cometido pelos governos anteriores, que transformaram algo que não tinha condições de oferecer dignamente nem os cursos que já existiam em uma gigantesca instituição com dezenas e dezenas de cursos espalhados pelo Piauí inteiro e até por outros estados. Mas, já que isso aconteceu o jeito agora é tentar consertar os erros. Para isso, é preciso que o governo entenda que não se faz educação sem recursos.
Os valores que são repassados atualmente não vão tirar a Uespi da situação falimentar. É preciso que sejam aplicadas mais verbas para que os professores recebam salários dignos, para que as instalações sejam melhoradas e, sobretudo, para que os estudantes tenham condições de aprender com dignidade.
Não adianta a pessoa ter o sonho de querer se formar, de ter um curso superior, se quando passa no vestibular encontra uma universidade sem a mínima condição de ajudá-lo a chegar a essa conquista.
·       Fonte: Jornal O DIA
·       Autor: Cícero Portela

Nenhum comentário: