sábado, 27 de agosto de 2011

DICA PARA CONCURSO – EMPREGO DO INFINITIVO ESTAR, DAR E VER

Já vi em alguns concursos questões relativas ao emprego de alguns verbos como estar, dar e ver, solicitando a diferença entre está, dá e vê, o que incomoda muita gente, principalmente por algumas práticas regionais que temos.
Vamos aí a algumas dicas: estar, dar e ver são infinitivos; Estar ou está?
 O fato de eu estar aqui não significa que esteja prestando atenção. (nós estarmos, eles estarem)
Para eu ver o que está ocorrendo, preciso chegar mais perto. (para nós vermos, para eles verem)
Para você dar o brinquedo ao bebê, certifique-se de que ele não o machucará. (para tu dares, para eles darem)
 Veja esses verbos no presente do indicativo:
 Maria está exultante: passou no concurso. Você é muito atenta: sempre vê tudo. A empresa dá, anualmente, uma festa a todos os funcionários.
 Eu estou, tu estás, ele está Eu vejo, tu vês, ele vê Eu dou, tu dás, ele dá
  
Quando o verbo tem mais de uma sílaba, fica fácil o reconhecimento, portanto experimente  substituir os verbos dar e ver por outros com duas sílabas ou mais.
 Para saber a verdade, é preciso indagar. Ele sabe a verdade, mas não quer divulgá-la. A sílaba tônica é diferente. No infinitivo (com ar, er, ir no final), a sílaba tônica  é a última; temos palavras oxítonas.

Na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, a sílaba tônica não é última (a não ser nos verbos derivados de crer, ler, ver: revê, descrê, relê erre).
 Além desses verbos derivados, o estar tem a mesma sílaba tônica (tirando o erre).
 Para estar cedo aqui, é urgente que você vá dormir. Você está na cidade.
 Experimente substituir o verbo estar por ser (quando indicar estado ou qualidade):
Para ser (estar) feliz, é necessário preparar-se (infinitivo). Você é (está) feliz, porque se preparou (presente do indicativo).
Eu sou, tu és, ele é
Experimente substituir o verbo estar pelo chegar (ajuda em muitos casos; nem sempre é possível a substituição):
Para chegar cedo aqui, é urgente que você vá dormir. Você chega à cidade.
Veja outros exemplos para você verificar a posição da sílaba tônica:
Para esse móvel caber aqui, é preciso que afastemos a mesa. Você acha que esse móvel cabe aqui? Você vai perder o trem, se não correr. Você sempre perde o trem. Agora é para valer: estamos fazendo o possível. Aquilo não vale o que come. Se é para beber, vamos beber. Ela só bebe água mineral com gás. Sem achar o caderno, não vou ao encontro literário. Não acho meu caderninho de trovas. Para você cantar, é recomendável escolher uma boa música. Você canta ópera muito bem. Para estar cedo aqui, é urgente que você vá dormir. Você está aqui há um bom tempo. Vamos falar sobre o problema que o aflige. Você fala sempre com estranhos? Vou mandar os documentos assim que houver oportunidade. Ele manda os documentos com uma rapidez fantástica. Vamos dançar no festival? Você dança muito bem.

As regras que orientam o emprego da forma variável ou invariável do infinitivo não são todas perfeitamente definidas. Por ser o infinitivo impessoal mais genérico e vago, e o infinitivo pessoal mais preciso e determinado, recomenda-se usar este último sempre que for necessário dar à frase maior clareza ou ênfase.

Nenhum comentário: