terça-feira, 9 de agosto de 2011

NOSSA HOMENAGEM AO PROFESSOR SOBRINHO

É lamentável como a imprensa campo-maiorense omitiu o falecimento do ilustre professor SOBRINHO. Até mesmo um site dirigido por um professor e custeado pelo SINTE-PI não fez nenhum registro acerca do doloroso acontecimento.
Aqui quero deixar registrado que o professor Sobrinho é um dos ícones do ensino da História em Campo Maior. Professor das redes pública e privada, foi um dos primeiros a se licenciar para tal ensino.
Recordo-me de sua presença marcante no então Colégio Estadual de Campo Maior, onde juntamente com seu irmão Clóvis Leite, Sobrinho partilhou seus conhecimentos com várias gerações, influenciando muitos que trilharam também por essa disciplina tão importante para o conhecimento dos feitos humanos.
Com seu jeito bonachão, Sobrinho conseguiu incutir em nossas memórias, quão importante é conhecer nosso passado para que assim possamos conquistar o futuro. Suas aulas eram um verdadeiro deleite. Suas explicações pareciam que tinha sido testemunha dos fatos do mundo. Ainda hoje tenho recordação dos “déspotas esclarecidos” e da Revolução Francesa, que por sua forma de narrar os fatos, conseguíamos vivenciá-los.
Certamente que muitos haverão de lembrar-se do velho professor e amigo, que nos transmitia com tanta sabedoria que até hoje somos testemunhas auriculares dos feitos do homem.
Pena que a nossa imprensa ainda seja tão apegada somente às questões políticas ou usem de sua lavra para benefícios pessoais, e deixem de registrar o quanto as pessoas comuns são importantes na construção de uma sociedade letrada.
É, somos professores, e como tais, esquecidos em nossa aposentadoria.
Nossos sinceros pêsames à família Leite que ao longos dos últimos dias tem sido duramente acometida por tragédias.

Nenhum comentário: