terça-feira, 6 de setembro de 2011

REFORMA ELEITORAL FOI ADIADA MAIS UMA VEZ

Deputados propõem apenas dois anos para prefeitos e vereadores eleitos em 2012

Para Marcelo Castro coincidência de mandatos deve ocorrer em 2015

Ficou para o dia 21 de setembro o prazo de apresentação do relatório do Projeto da Reforma Eleitoral. Os deputados têm até o dia 13 de setembro para apresentarem emendas ao texto do relatório do deputado Henrique Fontana (PT-RS). 
Insatisfeitos com o texto apresentado, a comissão decidiu então adiar o prazo que anteriormente era 14 de setembro. A divergência se dá pelo fato do relatório não apresentar a coincidência dos mandatos. Segundo Marcelo Castro (PMDB-PI) a data deve ser em 2015, ficando prefeitos e vereadores eleitos em 2012 com um mandato de apenas dois anos.
Outro motivo da falta de entendimento é o financiamento público da campanha. Para os parlamentares da Comissão o financiamento deve ocorrer apenas para os candidatos das listas fechadas, de outra forma torna-se inviável.
Para o deputado Alfredo Sirkis do PV carioca, metade dos deputados federais e estaduais deve ser escolhida em pela lista fechada com base no quociente eleitoral partidário. A outra metade seria eleita nos grandes distritos, em eleição majoritária, para definir os ocupantes de três a quatro cadeiras na Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário: