sábado, 31 de dezembro de 2011

FELIZ 2012 -

COLUNA DO ZÓZIMO TAVARES:
31/12/2011 às 08:11h

Estado do Piauí, mais uma vez, ficou como boi de engenho


Revendo meus guardados, nas áreas da administração pública e da política, o que separei para uma crônica de fim de ano daria um lamento de chocar estátua de bronze. O Piauí, mais uma vez, ficou como boi de engenho: rodando em cima do rastro, sem sair do lugar. Então, optei por um fato alvissareiro.

Assim, retirei de meus arquivos a notícia sobre a premiação do professor Antonio Cardoso do Amaral. Está lembrado? Pois é! Ele mesmo, aquele professor de matemática lá do município de Cocal dos Alves que venceu a eleição de "Homem do Ano" ALFA - Escolha do Leitor, iniciativa do Grupo Abril. O professor disputou com personalidades como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o apresentador Luciano Huck, o jogador Neymar e o deputado Romário.

Está lembrando, não é? Filho de analfabetos, o professor Amaral é o responsável pelo treinamento de alunos de escolas públicas de Cocal dos Alves para a Olimpíada Brasileira de Matemática. Ele declarou à época da premiação, em setembro passado: "Eu ensino a matemática como de fato ela é: uma disciplina cumulativa, cujo avanço é feito aos poucos. Não quero enganar os alunos, jogando uma fórmula ou uma regra".

O trabalho de Amaral foi elogiado pela presidente Dilma Rousseff, que em julho falou do professor no programa "Café com a Presidenta". Todos os seus alunos que se candidataram à Universidade Federal do Piauí (UFPI) foram aprovados. Os resultados alcançados podem ser considerados verdadeiros milagres. Os recursos das escolas, em suas palavras, "são mínimos".

O professor ganha cerca de R$ 3 mil por mês pelas 60 horas/aula que ministra. "Eu já pensei em sair de Cocal dos Alves, mas foi muito trabalho para chegar até aqui. Eu tenho muitos alunos. Não posso abandoná-los agora." Em novembro passado, o ministro da Educação, Fernando Haddad, visitou Cocal dos Alves, para conhecer in loco o milagre da escola pública piauiense.

O ministro destacou a importância da educação e assinalou como Cocal dos Alves tem se tornado referência para o país. Em seu trabalho até então anônimo, associado a tantos outros colegas, o professor Amaral projetou o Piauí nacionalmente de uma forma positiva, sem proselitismo. Que bela lição ele dá a seus alunos. E que bela lição ele dá a todos nós!
Feliz 2012!

Nenhum comentário: