sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

SUS vai ouvir usuários sobre tratamento prestado

O que acontecerá com Campo Maior quando o SUS ouvir a população?

A partir de fevereiro de 2012, toda ficha de internação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) deverá informar o número do telefone do usuário. Isso para que o sistema possa contatar aqueles submetidos a cirurgias e procedimentos de alta complexidade, como hemodiálise.
Além de ouvir a opinião do usuário sobre o tratamento recebido, espera-se um maior controle do sistema. "Vamos ligar para cada gestante para saber como ela foi atendida, se teve acesso aos recursos disponíveis para o alívio da dor e se sentiu-se agredida de alguma maneira durante o parto". O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na abertura da 14ª Conferência Nacional de Saúde. Segundo ele, pesquisa recente do ministério aponta que um quarto das mulheres ouvidas declarou ter sofrido algum tipo de violência enquanto dava à luz.
Padilha anunciou também um convênio com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), pelo qual o ministério trocará correspondências com os usuários, sem custos para eles, para colher avaliações quanto à qualidade e ao tipo do serviço prestado.
O ministro aproveitou este Dia Mundial de Combate à Aids para destacar  o papel do SIstema Único de Saúde no controle da epidemia da doença, com a distribuição de medicamentos e com a implantação de hemocentros. E, por fim, anunciou a assinatura de um protocolo de intenções para a valorização dos trabalhadores do SUS.
Logo no início da manhã, antes da solenidade de abertura, integrantes do Fórum Nacional 30 Horas Já fizeram um ato em frente ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde ocorre o evento.
Os manifestantes querem a votação do Projeto de Lei (PL) 2.295/2000, que regulamenta a jornada de 30 horas semanais para os profissionais da enfermagem. O setor é responsável por 60% do trabalho em saúde no SUS. Segundo pesquisa do fórum, o impacto financeiro das 30 horas, para o governo e os empregadores do setor privado, é muito pequeno.
Na quarta-feira (30), representantes de 25 movimentos sociais reuniram-se em ato público na Esplanada dos Ministérios em defesa de mais recursos para o setor e pela intensificação da luta contra o processo de privatização em curso.
A organização da 14ª Conferência Nacional de Saúde estima que 4 mil pessoas, entre trabalhadores do setor, usuários e gestores, estejam reunidos desta quinta-feira (1º) até o próximo domingo (4) para traçar as diretrizes para a saúde pública, tendo o SUS como tema.

Fonte: http://www.redebrasilatual.com.br/

Nenhum comentário: