sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

EDITORIAL

PERDEMOS A OPORTUNIDADE DE FAZER VALER NOSSOS DIREITOS

Embora tenhamos tido um avanço significativo na gestão democrática, parece não termos a noção exata da importância de nossa participação nos colegiados (conselhos) que decidem ações importantes na alteração de nossos direito, e, assim, de nossas vidas.
As escolas públicas são um exemplo dessa nossa apatia, ou desconhecimento do quanto eles (conselhos) são importantes para a construção de uma educação digna e de qualidade. Às vezes nos deparamos com argumentos que são verdadeiros disparates quanto ao real significado de democracia. Acreditam alguns que democracia é falta de educação ou ser agressivo.
Nós mesmos, educadores, não nos damos conta da importância de participar dos colegiados. Com o argumento de que nosso tempo é corrido – já que para sobrevivermos temos que ter mais de um emprego – deixamos passar despercebido como podemos influenciar desde as práticas pedagógicas até a administração dos recursos.
Não nos damos conta da infinidade de conselhos criados nas últimas décadas: saúde, educação, idoso, criança... que tem como mister não só fiscalizar a aplicação dos recursos pelo gestor, mas  muito mais importante, incrementar as ações que esses gestores são obrigados pela legislação ou construir novos valores sociais.
É preciso que tenhamos a consciência da importância em participar ativamente do coletivo. Procurar conhecer o funcionamento desses conselhos poderá fazer uma diferença significativa em nossas vidas, pois é através deles que podemos fazer valer nossa voz ou as ideias que temos dormitando.
De nada adianta reclamar se não participamos ou não conhecemos como as coisas funcionam. Deixar de participar é dar lugar a que pessoas mal intencionadas possam fazer valer suas opiniões ou ideias.

Nenhum comentário: