segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Lançado Programa UCA em São João do Piauí

prouca08140112
O Piauí inicia um novo processo de inclusão digital nas escolas da rede pública. Nesta sexta-feira, 13 de janeiro, aconteceu o lançamento do programa Um Computador por Aluno (UCA) na Unidade Escolar Areolino de Abreu, localizada em São João do Piauí. Participaram do evento o governador do Estado, Wilson Martins, o secretário da Educação, Átila Lira, autoridades, professores, alunos e comunidade.

De acordo com o governador Wilson Martins, é mais um projeto exitoso do governo, que associa benefícios educacionais, tecnologia e inclusão digital. "Essa ação é importante por colocar as três esferas do governo trabalhando em conjunto: a federal, a estadual e a municipal. Os alunos são o futuro do país e necessitam de um ensino feito da melhor forma possível”, declara Wilson.

prouca06140112
O UCA é realizado em parceria com o Programa Nacional em Tecnologia Educacional – Proinfo da Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação e com o Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí, que é responsável por fazer a capacitação dos formadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional atuantes no Projeto.

Ao todo, o processo compreende três etapas. A primeira consiste no acompanhamento da entrega dos equipamentos nas instituições de ensino. Na segunda etapa, a UFPI realiza uma formação continuada para os professores, que posteriormente serão os multiplicadores do programa, orientando pedagogicamente o uso dos computadores pelos alunos nas escolas contempladas. Durante a terceira fase, são realizadas a verificação e avaliação dos procedimentos dos multiplicadores em sala de aula.

A Unidade Escolar Areolino de Abreu recebeu 553 laptops e 14 armários especialmente preparados para recarga e armazenamento dos equipamentos. A instituição também teve uma de suas salas adaptadas para a instalação do UCA. A capacitação dos professores da escola já foi iniciada pelos formadores do Núcleo de Tecnologia Educacional da 12ª Gerencia Regional de Educação em São João do Piauí. Cerca de 19.000 habitantes do município serão beneficiados indiretamente pelo Projeto UCA, já que este prevê também a inclusão digital dos pais e da comunidade em geral.

prouca05140112

GANHO PARA A EDUCAÇÃO

Para o secretário da Educação, Átila Lira, diversos benefícios são proporcionados ao viabilizar o acesso dos alunos e professores ao equipamento que os conecta a internet, ampliando as possibilidades de conhecimento e pesquisa em sala de aula. “Este é um momento histórico, quando a boa educação aliada à tecnologia visa ao aprimoramento do conhecimento dos nossos alunos. É mais uma porta que se abre, somando oportunidades e expandindo o domínio de uma ferramenta essencial nos dias de hoje. Isto permitirá que os alunos possam estudar, pesquisar e se comunicar inseridos no mundo digital. Esse é um ganho para a qualidade do ensino e para a própria qualidade de vida das pessoas e das famílias abrangidas com esse projeto", declara o secretário.

Lira acrescentou ainda que é uma ação que se inicia no estado, mas a tendência é crescer e atingir o maior número possível de jovens, que precisam da internet como ferramenta complementar nos seus estudos e entender o que acontece no mundo hoje, em termos de comunicação.

prouca03140112
De acordo com a diretora da Unidade Escolar Areolino de Abreu, Maria das Dores Oliveira, o projeto é um divisor de águas na história da instituição, já que estarão fazendo o uso da tecnologia que tanto encanta os jovens. “Estamos felizes com a chegada dos equipamentos, pois os alunos terão um aproveitamento muito melhor em seus estudos”, disse a diretora.

Para uma das beneficiadas pelo Programa, a estudante Lauana Jesus Sousa, o computador auxiliará no aprendizado, sendo uma extensão da sala de aula. “É uma grande emoção ser a primeira aluna a receber o laptop. Estou muito animada, agora posso realizar minhas pesquisas em casa e compartilhar novos conhecimentos com a minha família”, disse.

No Piauí, o UCA atenderá a 3.669 estudantes e 220 professores, em nove escolas. O laptop educacional possui capacidade de armazenamento de 4 gigabytes, 512 megabytes de memória, tela de cristal líquido de sete polegadas, bateria com autonomia mínima de três horas e peso de 1,5 kg, além de ser equipado para rede sem fio para conexão de internet. O equipamento possui um dispositivo de segurança que pode ser monitorado fora do alcance da escola.
Autor: Michele Furtado
Fonte: Portal da SEDUC

Nenhum comentário: