sábado, 14 de janeiro de 2012

População recebe Motolância e viatura de combate a dengue

Motolância integra frota do SAMU de Campo Maior
Na manhã desta sexta-feira (13) o prefeito Paulo Martins fez a entrega de duas mototocicletas que vão integrar a frota da Secretaria Municipal de Saúde. A ação faz parte das comemorações dos 250 anos de Campo Maior.   
O prefeito Paulo Martins entregou para a secretária municipal de saúde, Gercina Carvalho, a primeira motolância para o Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU). A motolância foi doada para a Prefeitura de Campo Maior pelo Ministério da Saúde, habilitada pelo Governo Federal com repasse mensal para custeio do serviço. A contrapartida que inclui equipe, combustível, manutenção será bancada pelo município.
A Motolância é equipada com cilindro de oxigênio, com Disfibrilador Externo Automático, oxímetro de pulso (doados pelo Ministério da Saúde), além de ressuscitador manual, talas de imobilizações, esteto, efiganomanômetro, que oferece mais agilidade e também é imprescindível nas ocorrências onde se faz necessário a presença imediata de mais um profissional para auxiliar no atendimento.
A moto será conduzida pela as enfermeiras e técnicas de enfermagem Dejanes, Silmara e Maria José que foram habilitadas com Curso de Capacitação de Motociclista Socorrista para operar o veículo.
O coordenador do SAMU, Wiron agradeceu ao prefeito pela ação e disse que o veículo sempre será utilizado no primeiro atendimento de ocorrências de média e alta complexidade. O Coordenador fez o processo de operacionalização ligando para a central de implantação e habilitação dos serviços com a motolância.   
Marco Pereira disse que o prefeito Paulo Martins está comprovando o espírito de empreendedor e como bom gestor não tem medido esforços para abraçar as ações desenvolvidas pela a Secretaria de Saúde. “São várias ações bem sucedidas em prol da nossa população, precisam ser mais bem divulgadas com o objetivo de estímulo ao profissional que tem se dedicado e ao prefeito que com carinho tem nos apoiado sempre” falou Marco Pereira.  
Gercina Carvalho agradeceu ao prefeito Paulo Martins e a comissão de intergestores que elaboraram os projetos e o plano municipal de saúde 2011 e para 2012 da Secretaria.  Gercina disse que essa sexta-feira, 13, para ela foi um dos melhores dias de sua vida.  
O prefeito Paulo Martins destacou a data 13, pela participação dos filhos campomaiorenses na batalha do jenipapo que tornou o Brasil independente na data 13 de março, 13 pelo o número do Partido dos Trabalhadores partido esse que tornou o ex-presidente Lula o homem mais respeitado do país a fora e neste dia hoje que é mais uma conquista para o nosso povo. "Chega de uma Campo Maior com escândalos, de uma Campo Maior atrelada ao egoismo e o poder somente nas mãos de mau  gestores. Esse ano de 2012 vamos mudar a cara de Campo Maior e construir um novo progresso para o nosso povo" enfatizou o prefeito.        
Motocicleta reforça o auxilio no controle de endemias
A outra Motoclicleta foi doada ao Setor de Endemias que irá dar um auxilio e reforço no controle de doenças e planejamento das ações da Secretaria. As chaves foram entregue ao chefe do setor de endemias Raimundinho.
O agente de combate à endemias Raimundinho disse que uma moto ainda é muito pouco para a quantidade de atividades desenvolvidas pelo o setor, mais já facilita muito  o trabalho  da vigilância em saúde. A moto facilitará na locomoção do pessoal que se desloca em bairros e comunidades de difícil acesso tornando a chegada mais rápida do apoio social a essas famílias.  
Logo após a cerimônia de entrega das chaves, foi feita o descerramento da placa da implantação da motolância no SAMU, na Secratária de Saúde.  Estiveram presentes na cerimônia a vice-prefeita Silvia do Caú, vereadores Rademarques, Wilden Brito, Zé Pereira, Marco Pereira, secretários (Saúde) Gercina, (Habitação) Raimundo Pereira, (Relações Institucionais) César Robério, (Finanças) Marcos Guilherme, coordenador do SAMU Wiron, além de técnicos, chefes de equipes e programas da saúde, Agentes de endemias e Comunitárias de Saúde.     

Nenhum comentário: