quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

AÇÃO DOS 250 ANOS: Encanação antiga do centro começa a ser substituída


Mais um ato histórico está sendo executado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto, (SAAE). A rede de distribuição de água do centro comercial de Campo Maior, que é feita com tubos de ferro, está sendo substituída por canos de PVC de 100 milímetros. Nesse ano de 2012 a meta é que sejam trocados 10 quilômetros de tubulação velha, que já estava deixando a água com péssima qualidade e imprópria para o consumo.
O prefeito Paulo Martins, que acompanhou o início da obra, ressalta que além da troca da tubulação, a Prefeitura de Campo Maior, através do SAAE, também fez a repotencialização do poço tubular que serve para abastecer o centro comercial, passando a vazão de 20 mil litros por hora para 120 mil litros.
Paulo Martins também informou que todos esses investimentos só estão sendo possíveis, graças à organização administrativa e ao combate à corrupção que está sendo implementado dentro da instituição e foi promovido pela atuação gestão na autarquia. O prefeito revelou que o SAAE tem a meta de investir R$ 1 milhão e 200 mil em 2012 na melhoria do sistema de água de Campo Maior.

O projeto da troca da encanação é ainda de 1987, mas só a atual gestão conseguiu destinar os recursos para a obra. A primeira etapa do serviço será a substituição de dois quilômetros das ruas do centro comercial de Campo Maior e da Praça Bona Primo.
De acordo com o diretor administrativo do SAAE, João Lima, o principal problema com os canos de amianto é a ação do tempo, uma vez que a tubulação de meio século não suporta mais a pressão e já a distribuição de água sofre uma perda de 60%. “Outro ponto é que a encanação de ferro antigo já está soltando uma crosta que atinge diretamente na qualidade da água, deixando imprópria”, afirma o diretor.
O diretor do SAAE, Fernando Miranda, explica que, além de tudo, os novos canos de PVC têm o dobro da capacidade dos antigos, que são apenas de 50 milímetros, ou seja, além da qualidade, a nova encanação vai resolver o problema da falta de água no centro da cidade. “Só a capacidade de distribuição de água vai duplicar”, confirma Fernando


FONTE: ASCOM/PMCM

Nenhum comentário: