quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

ATÉ QUE ENFIM A HISTÓRIA VISTA PELO LADO MAIS FRACO

Peça de Batalha do Jenipapo traz novidades para este ano

Roteiro enfatiza participação popular e valoriza pessoas anônimas que foram importantes na batalha

A tradicional encenação da Batalha do Jenipapo, que acontece anualmente no dia 13 de março, em Campo Maior, traz novidades em 2012. Este ano, o público assistirá a um espetáculo com roteiro adaptado do comic book Foices e Facões, do quadrinista e historiador Bernardo Aurélio. O livro em formato HQ narra a história da batalha pela independência do Brasil no Piauí através da linguagem dos quadrinhos, revelando os fatos a partir da perspectiva de personagens comuns, como o vaqueiro.
Para Franklin Pires, diretor de Produção Cultural da Fundac, levar ao público um roteiro que enfatiza a participação popular é uma forma de valorizar as pessoas anônimas que tiveram grande contribuição na Batalha e, também, uma oportunidade de revelar uma nova história, contada além dos personagens oficiais.
“O Foices e Facões é fruto de uma vasta pesquisa histórica que foi traduzida para uma linguagem jovem e contemporânea. Li a obra e percebi que ela se encaixava perfeitamente na proposta da encenação que acontece em Campo Maior, onde o público é composto em sua grande parte por estudantes e pesquisadores”, justifica Franklin Pires.
A ideia de contar o episódio mais sangrento da adesão do Piauí em quadrinhos surgiu depois do contato de Bernardo na organização e produção das encenações realizadas pela Fundac. “Foi em meio à organização do espetáculo em anos anteriores que veio a ideia de contar o fato de uma maneira diferente. Então, foquei no episódio acontecido em Campo Maior, e em meio às pesquisas históricas resolvi ressaltar a participação popular nesse contexto, afinal foram essas pessoas humildes que morreram por nossa independência”, esclarece Bernardo. Foices e Facões foi lançado em 2009.
O roteiro de 22 páginas de Bernardo Aurélio está sendo adaptado ao palco por Franklin Pires e contará com cerca de 60 atores que apresentarão esta nova perspectiva da Batalha do Jenipapo.

A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome, no dia 13 de março de 1823, e foi decisiva para a Independência do Brasil e a consolidação do território nacional. Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa.
Os brasileiros reunidos em Campo Maior lutaram com instrumentos simples. Perderam a batalha, mas fizeram com que a tropa desviasse seu destino. Caso o major continuasse a marchar para Oeiras, então capital, talvez não encontrasse resistência e cumpriria com seu objetivo. Foi uma das mais marcantes e sangrentas batalhas travadas na guerra da Independência do Brasil. 


Nenhum comentário: