quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

JVC diz que Wilson Martins falseou a realidade na mensagem lida na ALEPI

Do Portal AZ em Brasília
Em seu primeiro discurso na tribuna do Senado Federal este ano, o senador João Vicente Claudino (PTB) classificou o anúncio de investimento em Educação feito pelo governador Wilson Martins (PSD) de “peça de marketing”. O parlamentar fez uma menção explícita ao teor da mensagem do líder do Executivo estadual lida na abertura dos trabalhos da Assembléia Legislativa e avaliou, diante da comparação de dados, que as informações apresentadas “não traduzem a realidade”, pelo menos no tocante à área educacional.

“Vendo a mensagem que o governador leu, como todos os governadores, ao iniciar o ano legislativo, no começo deste mês de fevereiro, um dado me entusiasmou por um lado, mas, quando fui verificar, não traduz a realidade. O governador disse que assumiu o governo com 19 escolas estaduais em tempo integral. Em um ano, saltou de 19 para 181 escolas – eu fiquei muito entusiasmado – e promete que, neste ano, o Piauí atingirá 330 escolas. Isso me despertou a curiosidade”,

Porém, João Vicente disse que “andando pelos Municípios do Piauí, vi que são escolas sem biblioteca, algumas delas com infraestrutura precaríssima, sem falar na questão humana, de investimento em pessoal, o elemento mais importante na educação, o professor”. Diante dos fatos, JVC falou que é por esses acontecimentos, dentre outros, que “nós [do Piauí] não temos motivo para comemorar”.

O susto de ministério diante dos dados
O senador relatou ainda que quando da comparação dos dados publicados pelo governo e os de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais (INEP), houve “sustos” com o que foi apresentado e a verdadeira realidade.

“Quando procurei o Inep, aqui em Brasília, quando quis confrontar os números, o susto do Ministério da Educação foi grande também, porque, se isso ocorresse [o anúncio de amplas melhorias, investimentos e aumento no número de escolas em tempo integral], estaríamos anos-luz à frente de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo e não estaríamos, assim, na lanterna dos investimentos em educação, como tem ocorrido. Quando se apura o Ideb, quando se apura o Enem, nessas avaliações, o Piauí sempre fica na lanterna”, alfinetou

Situação da UESPI, senador? “Lastimável” As críticas também tiveram como alvo a situação da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), cuja situação o parlamentar classificou como “lastimável”. “Neste relatório [a mensagem], temos que, este ano, serão investidos R$111 milhões”. No entanto, o senador revelou, que nos últimos anos, foram investidos, em média, “R$54 milhões”.

“Queremos que haja investimento efetivamente não apenas como um livro ou uma mensagem de marketing, mas que, nos anos seguintes, venhamos a enaltecer o desenvolvimento do Estado, através da educação no Piauí”, falou.

O mandatário do PTB no Piauí lembrou que em 2011 um professor do município de Cocal dos Alves, senador Clésio Andrade foi homenageado pela revista Alfa como o Homem do Ano, concorrendo com grandes empresários, com políticos, com figuras eminentes da cultura brasileira. Entretanto, ressaltou que tudo isso, a projeção do estado em âmbito nacional ao fazer com que mais de 120 alunos fossem premiados em diversas Olimpíadas do Conhecimento, “foi com esforço próprio”.

Maquiagem de informações Esse papel de apontar maquiagem nos dados apresentados pelo governo estadual era desempenhado pelo então senador Mão Santa (PSC) que avaliava com lupa todos os anúncios feitos pelo então governador Wellington Dias.

Nenhum comentário: