terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Professores da rede estadual de ensino marcam assembleia para greve na volta às aulas

Com o adiamento do início do período letivo no Piauí, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública - Sinte-PI - decidiu convocar nova assembleia geral para decidir sobre uma possível greve da categoria. A nova data é 27 de fevereiro, mesmo dia da volta às aulas nas unidades escolares mantidas pelo governo do Estado. Nesta segunda-feira (6), a categoria se reuniu com o secretário de Educação, Átila Lira, e saiu insatisfeita com o resultado do encontro. 

O Sinte-PI quer a implementação do piso salarial da educação retroativo a janeiro de 2012. Segundo Kassyus Carvalho, secretário de comunicação do sindicato, a Seduc alegou que o Ministério da Educação precisa emitir portaria para que o reajuste seja implementado pelo Estado. Átila Lira, inclusive, deve ir ao MEC na quarta-feira (10) para tratar desse e outros temas. 

Quarta-feira também é dia de Assembleia do Sinte, às 9h, no clube social do sindicato. A reunião foi mantida, mas deve apenas reforçar o movimento para o novo encontro no dia 27. "A gente não vai entrar de greve de férias", comentou Carvalho, que esperava no encontro com a Seduc a garantia de que o reajuste será pago linearmente aos trabalhadores em educação, inclusive a diferença de janeiro.

O Sinte ainda defende que a lei é suficiente para garantir o pagamento do piso sem a necessidade de uma portaria. A categoria articula com outros estados um movimento para que o MEC fixe orientação nesse sentido para governadores e prefeitos.  
 
 

Nenhum comentário: