domingo, 26 de fevereiro de 2012

QUE VERGONHA, SECRETÁRIOS!!!!! THE: Secretários empresários são criticados por pais de alunos.

Veja
Piauí: campeão na educação dando mal exemplo atrasando e fechando escola
Secretários de educação de Teresina e do Estado 
Secretários de educação de Teresina e do Estado


Em qualquer lugar do mundo a educação é vista como o futuro e a base do desenvolvimento da uma sociedade. Porém, se os pais de alunos de duas escolas da zona Leste de Teresina forem ouvidos eles vão ter vários motivos para questionar ações da Secretaria Estadual e Secretaria Municipal de Educação, ambas administrados por proprietários de faculdades particulares.

Os alunos da Escola Estadual Darcy Araújo e da Creche Municipal Dom Miguel Câmara, ambos localizados no bairro de Fátima estão correndo o risco de ter o início do ano letivo bastante atrasado por atos das duas secretarias que, por coincidência, são administradas por empresários donos de faculdades particulares, Átila Lira (Santo Agostinho) e Paulo Machado (FACID).

Na escola Darcy Araújo, os alunos passaram parte do ano de 2011 estudando na antiga escola particular da zona Leste, o ‘Pituchinha’, que deveria ter recebido aluguel de R$ 9 mil por mês, enquanto a escola estadual era reformada.

A obra no Darcy Araújo era pra ter sido concluída em 90 dias, mas já são mais de 200 dias sem a conclusão da reforma. O 180graus acompanha a reforma desde julho de 2011. A escola é uma das anunciadas pelo secretário Átila Lira como beneficiadas pelo programa Tempo Integral.

O outro mau exemplo na educação do Piauí que é admirada em todo o país pelas conquistas nessa área vem da Secretaria Municipal de Educação, que continua com a postura de fechamento de escolas. A SEMEC vai fechar a Creche Dom Miguel Câmara, que, segundo os pais, funciona em um imóvel da Igreja Católica e é administrado pelo Padre Toni Batista. A Igreja teria pedido o imóvel para administrar cursos profissionalizantes no local, segundo informação de pais e moradores do bairro.

Representantes da SEMEC já fizeram reuniões com os pais, mas alegam que não conseguem alugar outro imóvel para levar as crianças para estudar. Um dos pais soltou a frase: ‘Desse jeito Teresina vai entrar para o Guiness Book em fechamento de escolas’. O secretário Paulo Roberto disse que a saída é levar as crianças, em ônibus alugado, para uma escola que fica a seis quilômetros do local, a Escola Municipal Noé Araújo Fortes.

O lugar fica numa área isolada, próxima à Vila do Arame. Segundo os pais, cobras e outros animais já foram encontrados no lugar, que está cheio de mato e já foi alvo de ladrões.

O transporte das crianças em ônibus também não seria permitido para as que ainda não tem cinco anos. Mesmo assim, o secretário Paulo Roberto garante que as crianças serão transportadas com total segurança.

A outra parte envolvida na questão, os professores, acusam a SEMEC, através do Sindicato, de estar mais preocupadas em cortar os custos e não estar olhando para a educação das crianças como um investimento para a própria sociedade. As informações são da TV Cidade Verde e de pais, alunos, ex-alunos e moradores do bairro.

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SEDUC:
O serviço de reforma e ampliação da Unidade Escolar Darcy Araújo, localizado no Jockey Club, zona Leste de Teresina, atende a uma solicitação antiga de toda a comunidade escolar da região.
Estão sendo investidos no local R$ 700 mil com a construção de refeitórios, banheiros para os alunos, quadra poliesportiva, biblioteca, além de novos equipamentos.
As adequações são necessárias para que a escola receba a implantação do programa Mais Educação, e funcione integralmente como Tempo Integral, oferecendo toda uma estrutura de qualidade aos seus alunos.
Como solução transitória, para evitar assim qualquer prejuízo aos alunos da escola, foi alugado um prédio próximo que estava sendo utilizado. No entanto, esse prédio só será ocupado até a conclusão das obras. Segundo o setor de Engenharia da Seduc, as obras estarão concluídas em, no máximo, 30 dias.
“Uma obra de reforma como essa, com essa amplitude, merece toda uma atenção especial. Estamos unindo esforços para tão logo concluir a reforma/ampliação e oferecer toda uma estrutura de qualidade a comunidade escolar daquela região”.

FONTE: 180graus.com

Nenhum comentário: