sábado, 31 de março de 2012

BAIRRO MATADOURO RECEBE FORÇA TAREFA DA PREFEITURA DE CAMPO MAIOR

Um batalhão de colaboradores da Secretaria de Saúde, Infra-Estrutura e Defesa Civil começaram na manhã dessa sexta-feira, 30/03, o mutirão de combate à dengue no bairro Matadouro, um dos locais com maior incidência de foco do mosquito Aedes aegypti da cidade. A Rua Santa Luzia, que é totalmente desprovida de saneamento básico, foi a primeira a receber a equipe da Prefeitura Municipal. Vários criatórios do mosquito foram localizados e destruídos pelos agentes.

Na Rua Santa Luzia as máquinas da Força Tarefa fizeram a drenagem e o nivelamento das ruas para acabar com as poças de água que funcionam como criatórios de mosquito. O prefeito Paulo Martins, que fez a abertura oficial dos trabalhos, explicou que nas ruas onde há calçamento no Matadouro, serão usadas as máquinas e nos outras vias pavimentadas somente será feito um trabalho de limpeza manual pelos operários da Infra-Estrutura.

Por outro lado os agentes de saúde e de endemias estão fazendo um trabalho de identificação e de destruição dos criatórios de mosquito dentro dos quintais das residências do bairro Matadouro, além de fazer orientações aos moradores sobre a doença. “São pneus, vasos e manilhas que acumulam água. Esses locais estão sendo esvaziados e limpos. O lixo está sendo colocado em sacolas e deixado na calçada para o caminhão colher e depositar no lixão”, explicou o agente de endemias Mário Gama.

O coordenador da Força Tarefa, Gilberto Araújo, informou que o trabalho do mutirão no Matadouro deve durar até a próxima semana, mas garante que todos os domicílios do bairro serão visitados e será feito o que for preciso para afastar o perigo da dengue. “O Matadouro já foi no passado o segundo local com maior número de foco de dengue da cidade, perdendo apenas para o Cariri, por isso estamos com uma atenção especial aqui”, ressalta Gilberto.


O presidente da Associação de Moradores do Matadouro, Valdecir da Silva, disse que em oito anos o bairro Matadouro ficou totalmente esquecido de ações públicas e que a Força Tarefa é uma iniciativa social que está mostrando resultados efetivos. “Rapaz, aqui na Rua Santa Luzia, por exemplo, há oito anos a população espera por um calçamento que na passa de promessa. É muito sofrimento para esse povo, mas agora estou uma ação concreta para amenizar esse problema das lamas e da dengue”, diz o presidente.

Nenhum comentário: