sexta-feira, 23 de março de 2012

Prefeitura e SESAPI municipalizam ações do SUS do HRCM


A saúde de Campo Maior está efetivamente municipalizada. A plenificação das ações do Sistema Único de Saúde, SUS, foi oficializada durante uma reunião realizada na manhã dessa sexta-feira, 23/03, entre o prefeito Paulo Martins, representantes da saúde municipal, e o superintendente de Assistência à Saúde Estadual, Ernandes Maia, e técnicos da Secretaria de Saúde.

Um dos principais pontos acertados durante a reunião foi a adesão do Hospital Regional de Campo Maior à municipalização. O SUS municipal vai repassar mensalmente R$ 155 mil para que o HRCM possa executar os seus procedimentos médicos. O termo de adesão foi assinado pela diretora administrativa do HRCM, Juliana Linhares.
 
“O hospital de Campo Maior é uma referência regional. Para se ter uma idéia são atendidos, em média, 12.600 pacientes por mês no HRCM. São atendimentos ambulatoriais, internações e emergências. Todos esses procedimentos são pagos pelo SUS, que agora será gerenciado de forma efetiva pelo município”, explica o prefeito Paulo Martins sobre a municipalização.
 
O prefeito explicou o pacto entre o município e o HRCM terá validade, inicial, de seis meses, quando será feita uma reavaliação para analisar o impacto da municipalização dos recursos. “É importante ressaltar que a parte administrativa e clinica do hospital ficará a cargo do Estado, a nós do município fica a responsabilidade de fazer a gestão do SUS”, ressalta o prefeito.

O superintendente Ernandes Maia disse que a saúde de Campo Maior será um modelo de gestão que deverá ser seguido pelos demais municípios do Piauí. “Eu quero parabenizar o prefeito Paulo Martins por ter essa preocupação com a gestão da saúde de Campo Maior”, disse ele durante a reunião.
 
Além do prefeito, estiveram na reunião a secretária de Saúde, Gercina Borges, o vereador Marco Pereira, e o superintendente de programas da SMS, Jairo Fortes.

Nenhum comentário: