quarta-feira, 4 de abril de 2012

AUMENTAM OS CASOS DE EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES - CAMPO MAIOR E SIFEREDO PACHECO NA ROTA DE INVESTIGAÇÃO

O aumento assustador de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes, principalmente nos chamados casos de 'turismo sexual', ensejou por parte da Câmara dos Deputados, nesta última terça-feira (3), a abertura de CPI - Comissão parlamentar de Inquérito que investigará cerca de 500 municípios onde se verificam esses casos, inclusive Campo Maior e Sigefredo Pacheco.

A Comissão é formada pelos deputados Erika Kokay (PT-DF) para presidente da comissão; Luiz Pitiman (PMDB-DF) para primeiro vice-presidente; e o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) para segundo vice. A deputada Liliam Sá (PSD-RJ), autora do requerimento de criação da CPI, foi indicada relatora do colegiado e terão o prazo de 120 dias para a conclusão dos trabalhos.

Segundo Liliam Sá, o número de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes só aumenta no Brasil. “São 937 municípios com casos de exploração sexual de menores comprovada, o que representa 17% de todas as cidades do País”, ressaltou. Ela afirmou que o problema atinge especialmente meninas, mas também meninos.

De acordo com a parlamentar, somente o serviço telefônico Disque 100, mantido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, registrou, entre 2003 e março de 2011, 52 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes em todo o País. “O Nordeste está em primeiro lugar no número de casos e, em seguida, o Sudeste”, relatou.

Na reunião, diversos deputados, como Erika Kokay, Jean Wyllys e Mandetta (DEM-MS), manifestaram repúdio contra a recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de inocentar homem acusado de ter estuprado três crianças, todas de 12 anos, pelo fato de elas se prostituírem. “A decisão colabora com a violência contra as mulheres”, afirmou Wyllys. Erika sugeriu que a CPI se reúna com o presidente do STJ para abordar o problema.

Na próxima reunião da comissão, marcada para a terça-feira (10), será definido o roteiro de trabalho e será eleito o terceiro vice-presidente do colegiado.

Para Jean Willys, o foco principal da CPI deve ser a formulação de políticas públicas para enfrentamento do problema. O deputado Mandetta pediu que a exploração sexual na internet seja abordada nas investigações.
Conforme a relatora, a CPI deve trabalhar de forma articulada com a também recém-criada CPI do Tráfico de Pessoas no Brasil.

FONTE: AGÊNCIA CÂMARA

Nenhum comentário: