quarta-feira, 25 de abril de 2012

FESTEJOS DE SANTO ANTONIO

Sérgio Emiliano
A Praça Bona Primo aguarda ansiosa a chegada dos Festejos. Daqui a poucos dias a Prefeitura fará a convocação dos barraqueiros para uma reunião no Teatro dos Estudantes.
Durante todo o ano que passou, dividiu sua solidão noturna com uma corja de “malas” que insiste em macular sua eterna aura de pacata, rodeada de casarões cheios de histórias e mistérios.
A Praça Bona Primo é o útero de Campo Maior, o nosso ponto de referência,  a paisagem vista pelos olhos da catedral de Santo Antônio. Suas raras árvores e plantas quase que não conseguem sobreviver após anos e anos de festividades. Mesmo depredada, mijada e pisada até a exaustão, se mantém digna na sua responsabilidade. Volta a sorrir quando nos últimos dias de maio, as primeiras barracas enfiam suas estacas e um vaivém incontrolável de carroças, eletricistas, barraqueiros e vendedores de cerveja se engalfinham naquela enorme arena onde todos defendem, com garras afiadas, seus interesses, seus territórios, seus lucros e calotes supostamente abençoados pelo Santo Padroeiro.
A Paróquia aumenta suas taxas, a Eletrobrás também, a cervejaria nº1 quer impor exclusividade e aos barraqueiros cabe a difícil tarefa de servir a todos e obedecer  calados. Não tem um sindicato, um representante sequer.
A primeira a se instalar, por tradição ou obrigação, é a do leilão. Serve como um cofre abençoado. A do Chico Nunes é enorme, mas o seu capote tem um preço inacessível aos pobres mortais. Lá, os políticos corruptos se confraternizam num banquete de proporções bíblicas. A barraca Eldorado da Santa já faz parte do passado, assim como aquele seu banheiro quebra-galho. O certo é que a magia dessa minicidade, que sobrevive por apenas alguns dias, é contagiante.
O ponto alto continua sendo a procissão do “pau” do Santo casamenteiro onde tudo é grandioso. Os padres com seus paramentos de gala, abrem alas para uma multidão de solteironas, turistas e os filhos da terra que sempre retornam carregados de saudades. Os fiéis se espremem nas ruas estreitas e chegando na praça se libertam gritando: - “Viva Santo Antônio, viva Santo Antônio”! Milhares deles emocionados batem palmas, fazem promessas, acreditam que suas duras vidas ganharão um novo rumo, lembram de seus familiares que já morreram, sorriem de emoção.
Alguns raros e solitários balões sobem aos céus levando notícias daqui de baixo aos anjos distraídos. Chega o tão esperado momento dos fogos coloridos e foguetes ameaçadores. Seria o ponto alto da festa? Todos de cabeça para cima exclamam: -“Ohoooo!! Uma densa nuvem cinza e silenciosa anuncia que os Festejos estão oficialmente começados.
Na praça, disputamos lugar para sentar, reencontramos amigos de longas datas vestidos nas suas melhores roupas, caminhamos ao redor da barraca do leilão sem horas para voltar. Ficamos com água na boca olhando as maçãs do amor, o frito crocante de tripa, as laranjas cheias d´água expostas num minúsculo tabuleiro. Por outro lado, viramos a cara quando nos oferecem aquelas batatas fritas encharcadas de óleo saturado, espetinhos de carne de pescoço e crepes, muitos crepes.
Por entre as folhas dos altos coqueiros vemos a luminosidade da roda-gigante enferrujada que gira sem parar. É o atrativo maior do parque de procedência duvidosa que se instala milagrosamente entre a Igreja do Rosário e a caixa d´água.
Pena que a barba da velha desapareceu, assim como os gomos de cana enfiados em palitos.
Incrivelmente há espaço para todos. Do mais rico ao mais pobre todo mundo ouve o mesmo som da banda ruim que toca, o farfalhar dos sapatos pelo calçamento, a máquina barulhenta de vender sorvetes artificiais, o choro das crianças implorando por aquelas bolas enormes e o som característico dos cascos vazios sendo guardados nos engradados.
Até a falida Rua Santo Antônio ganha um movimento extra no seu último cabaré. Raparigas de tudo quanto é canto dão o ar de sua graça para faturar um pouquinho, principalmente na noite dos vaqueiros. Afinal, tudo não se resume numa grande festa religiosa e pagã?
Como justificar a heresia daqueles filhinhos de papai com o som do carro ligado no volume máximo em frente à casa do Bispo? Como conciliar bondade, perdão com a rapidez dos ladrões que assaltam nossas carteiras?
Não dá para negar que no final das contas todos saem ganhando. A Igreja com suas taxas e leilões que varam a madrugada, o comércio em geral, a prostituição, as promessas dos políticos em eterna campanha, a Prefeitura e seus impostos e você que gastou muito e sorri de satisfação esperando o próximo ano.
 Mas, o melhor da festa é quando, às cinco da manhã, a banda toca no adro da Igreja. Imperdível  seria uma palavra pequena para traduzir. Logo depois o sol nasce, as manhãs de junho são sempre frias e paira um silêncio quebrado apenas pelas vassouras das varredeiras que limpam a praça para mais um dia onde tudo se repetirá.
Chega o caminhão da cerveja, passa a carroça vendendo carvão, beatas vestidas de branco caminham apressadas para a missa, barraqueiros ressacados reclamam dos freezers velhos que não gelam, bêbados vagam perdidos, o caminhão da limpeza recolhe montanhas de lixo e do chão sobe aquele cheiro de cerveja quente derramada. À noite, teremos a novena onde entoaremos nostálgicos, um hino belo, que de tão muito belo nos faz sempre chorar. “Santo Antônio aparecido/estendei o vosso olhar/sobre este torrão querido/sobre nós e nosso lar”
Que bom estarmos vivos para viver a cada ano essa grande festa. Santo Antônio é milagreiro, Santo Antônio é festeiro, Santo Antônio é nosso! Nesse ano fica mais uma vez combinado: a gente se encontra por lá, com direito a Chiclete.

Sergio.

Nenhum comentário: