segunda-feira, 16 de abril de 2012

UMBANDA E CANDOBLÉ - DIFERENÇAS

Na tarde desta segunda-feira (16) a TV Cidade Verde apresentou o programa especial, Religiosidade e Fé, em comemoração aos 160 da cidade de Teresina. O objetivo foi mostrar aos teresinenses a importância das religiões na história da cidade.
Dentre as várias expressões apresentadas no Especial sobre religiosidade foi explicada as diferenças entre a Umbanda e o Candomblé comumente confundidos pela sociedade. Em Teresina cerca de 1.500 pessoas são adeptas ao Candomblé.


O Candomblé é uma religião originária da África trazida pelos escravos na época da colonização brasileira. Os Orixás (Oxalá, Yemanjá, Oxum, Xangô dentre outros), representam as forças que controlam a natureza e seus fenômenos. Também utilizam cânticos, danças e tambores em seus rituais.

Segundo pesquisas, o Brasil é o segundo país com o maior número de terreiros de Candomblé. Em Teresina, o mais conhecido se localizada na zona norte, tendo como representante Oscar de Oxalá.
A Umbanda, que também é originária da África, é um culto religioso que tem por base a prática da caridade, ajuda ao próximo. Na capital existem mais de 400 terreiros tendo cerca de 150 adeptos.

Um dos terreiros de Umbanda mais conhecidos da cidade está localizado na zona sudeste, representado por Ítalo Gomes. Uma característica marcante deste culto religioso é a dança. Manifestações de espíritos como de crianças, preto velho, oxalá dentre outros também estão presentes, diferente do Candomblé.

Diferenças
No candomblé os orixás se comunicam diretamente com a assistência, onde o mesmo para que possa saber alguma coisa para melhorar a vida da pessoa que procurar o terreiro, precisa falar com o babalorixá, que consultará os búzios. Os orixás são considerados deuses e não espíritos.
Já na Umbanda a assistência pode consultar as entidades diretamente sem necessitar do jogo de búzios, pois as entidades podem utilizar o corpo do médium para a comunicação. Os Orixás são considerados espíritos.

Nenhum comentário: