segunda-feira, 9 de abril de 2012

Oito gestores municipais do Piauí continuam na disputa do Prêmio Sebrae

Ideias criativas e inovadoras renderam a dez gestores municipais do Piauí lugar de destaque na fase estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, iniciativa que reconhece as boas ações desenvolvidas em prol do surgimento e fortalecimento dos empreendimentos locais.

Na ocasião, o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, destacou a importância e o foco da premiação. “Essa é uma iniciativa que enaltece os gestores municipais, que conhecedores das dificuldades enfrentadas nas várias regiões do Piauí, fazem algo mais na tentativa de melhorar as condições de vida da população”, disse Lacerda.

Ainda segundo o diretor, as ações desenvolvidas nos municípios são bastante inovadoras e vão muito além da saúde e educação, áreas básicas da administração pública. “Os gestores estão realizando as compras governamentais dos pequenos produtores e empresários locais, e incentivando a formalização através do EI. São ações que contribuem para alavancar a economia nas várias cidades do Estado”, destacou.
Trinta e sete gestores municipais concorreram nesta edição do prêmio, que reconheceu os prefeitos nas categorias Destaques Temáticos e Melhores Projetos.

O governador do Estado, Wilson Martins, destacou a importância do Sebrae pelo excelente trabalho realizado no Piauí. “O Sebrae é uma instituição que tem contribuído fortemente para a promoção do desenvolvimento econômico do nosso Estado, através do incentivo aos pequenos empresários. E essa premiação reconhece os gestores municipais que executam projetos em favor desses empreendedores”, afirmou o governador.

OS DESTAQUES TEMÁTICOS
Sete prefeitos foram agraciados na categoria Destaques Temáticos pelas ações relevantes nas áreas de Compras Públicas de Pequenos Negócios; Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual; Lei Geral Municipal; Médios e Grandes Municípios; Crédito e Capitalização; Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável; e Promoção do Desenvolvimento Rural.

Na temática Compras Públicas de Pequenos Negócios o vencedor foi o prefeito de Paulistana, Luis Coelho. O prefeito de Regeneração, Eduardo Alves Carvalho, foi reconhecido pela Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual. Na temática Lei Geral Municipal, o agraciado foi o gestor, Manoel Moura, de Elesbão Veloso.

O prefeito de Teresina, capital do Piauí, Elmano Férrer, recebeu o prêmio na temática de Médios e Grandes Municípios. Em Crédito e Capitalização foi vencedor o prefeito de José de Freitas, Ricardo Camarço; e em Planejamento e Gestão Pública para Desenvolvimento Sustentável, o prefeito de Cajazeiras do Piauí, Deocleciano Torres.

A prefeita de Ipiranga do Piauí, Iolanda Rego, foi agraciada na temática Promoção do Desenvolvimento Rural, criada para esta edição do prêmio com foco no reconhecimento de iniciativas de apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento na área rural.

OS MELHORES PROJETOS
Na categoria Melhores Projetos foram premiados três gestores municipais. O grande vencedor da categoria foi o prefeito de Campo Maior, Paulo Martins, que na ocasião foi representado pela vice-prefeita Sílvia Brito. O projeto que rendeu a Martins a premiação foi Desburocratização dos Processos Internos, Formalização de Empreendedor Individual e Compras Públicas.

Em segundo colocado ficou o prefeito de Monsenhor Gil, José Noronha, com o projeto de Apoio aos Pequenos Produtores da Agricultura Familiar. A prefeita de Nossa Senhora de Nazaré, Luciene Maria Silva, apresentou o projeto Galinhas Caipiras Geram Trabalho e Renda, tendo conquistado o terceiro lugar na categoria.

“O Sebrae está de parabéns pela iniciativa de reconhecer os gestores que, por meio do empreendedorismo, encontram grandes saídas para gerar renda e postos de trabalho em seus municípios. Os prefeitos estão indo além das boas idéias, e realmente colocando em prática projetos eficientes que orgulham a municipalidade do Estado”, falou o vice-presidente da Associação Piauiense de Municípios, APPM, Alcindo Piauilino, prefeito de Bom Jesus.

RESULTADO NACIONAL
Os gestores piauienses premiados na categoria Destaques Temáticos e o primeiro colocado na categoria Melhores Projetos concorrem à etapa nacional da premiação, cujo resultado será divulgado em 15 de maio, em Brasília, em evento paralelo à Marcha dos Prefeitos.

Nesta fase serão premiados doze gestores municipais, sendo cinco vencedores na categoria Melhor Projeto, um de cada região do país; e mais sete na categoria Destaques Temáticos.

O Prêmio Prefeito Empreendedor é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, com o apoio da Confederação Nacional de Municípios, CNM; Frente Nacional de Prefeitos, FNP; Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas; Movimento Brasil Competitivo, MBC; Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES; Governo Federal, entre outros órgãos e instituições. 

FONTE: 180GRAUS.COM

Nenhum comentário: