segunda-feira, 23 de abril de 2012

Professores protestam em frente a Assembleia Legislativa

O projeto segue para votação em plenário,professores declaram que greve continuará.
Professores protestam contra projeto do governo 
Professores protestam contra projeto do governo


Durante a manhã desta segunda-feira,23/04, professores de todo o Estado concentram-se em frente a Assembleia Legislativa do Piauí,onde está para ser votado um projeto de reajuste salarial.
Há grande concentração de alunos da capital e além de cidades do interior do Piauí,professores de Canto do Buriti,José de Freitas,Campo Maior,São Raimundo Nonato,São Félix do Piauí,Valença do Piauí e Picos também estão presentes.
“Nosso ano letivo está prejudicado, estamos quase no fim do primeiro semestre e não tivemos uma aula, não temos ideia de como ficará nosso ano letivo”, declarou a aluna Jordânia Silva, da U.E Professora Maria de Lourdes Rebêlo,bairro Fátima,Teresina.
Os grevistas pedem aos deputados que não aprovem o projeto em debate,pois o projeto seria inconstitucional,visto que não paga o piso salarial determinado pelo MEC.O Ministério da Educação (MEC) definiu em R$ 1.451 o valor do piso nacional do magistério para 2012, um aumento de 22,22% em relação a 2011. Conforme determina a lei que criou o piso, o reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no mesmo período.
A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do que o valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado.
“Nossa greve tem repercussão nacional,nosso salário é o pior do país.Recebemos um convite da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE para uma reunião com o Ministro da educação,na quarta-feira,dia 25/04.”declarou Odeni Silva,presidente do SINTE-PI.
O deputado Themístocles Filho (PMDB),presidente da Assembleia,havia declarado que os professores poderiam não estar presentes durante a votação do projeto em plenário,no entanto policiais presentes anunciaram que foi permitida a entrada de alguns grevistas,no entanto, não poderia estar portando bolsas, e seriam revistados na entrada.Os docentes presentes protestaram.
“Professores não são bandidos,são cidadãos.Bandidos são esses que estão aí dentro que roubam nossos direitos,desviam verbas.Nossa luta é simples e clara,que o Governo repasse ordem do MEC,determinada no início do ano,que é de 22% sobre o piso”afirmou Odeni.
“Chamar o governador de TRATOR seria elogio,ele é uma verdadeira escavadeira,porque ele está destruindo a classe servidora” disse Jefferson Miranda,Diretor de assuntos sindicais-SINTE-PI


“O pior desse projeto é que ele retira a regência de classe,ou seja,fere nossos direitos” disse Hallysson Ferreira,professor estadual.
Professores declararam ainda que a greve deve continuar por tempo indeterminado,independente da votação do projeto, se aprovado em plenário as manifestações irão se dirigir ao Palácio de Karnak.
 “Temos consciência que a o governo tem a maioria dos votos da Assembleia,por isso esperamos resultados totalmente negativos,mas independente da votação,a greve continua” finalizou Jefferson Miranda
Nesse momento,membros do SINTE se reúnem para planejar o futuro da greve,vista que o projeto do governo foi aprovada pelas Comissões e segue agora para votação no plenário.
Está prevista para a próxima quinta-feira,26/04,às 09 horas,no Teatro de Arena,uma nova assembleia dos professores e sindicalistas para a discussão sobre a greve e os próximos passos a serem dados.

  






Fonte: Com informações 180 Graus

Nenhum comentário: