terça-feira, 17 de abril de 2012

VAQUEJADAS PODERÃO ESTAR COM OS DIAS CONTADOS


Tramita na Câmara dos Deputados em Brasília proposta do deputado pmdbista Ricardo Trípoli proibindo a laçada de animais, as conhecidas vaquejadas.

Em nível de relatório, o projeto prevê penalidades para quem pratica esse esporte ou favorece sua realização, além de punições às autoridades que concederem alvarás para esse tipo de atividade.

O deputado Walter Feldman, relator do projeto, afirma que as perseguições seguidas de laçadas e derrubadas de animais em rodeios ou eventos parecidos faz com que os animais sejam submetidos a agressões e violência desnecessárias. "É um formato de atividade que é muito utilizado no interior e que tem produzido lesões bastante graves no tronco, no pescoço, muitas vezes levando até à morte do animal. Não há nenhuma justificativa de lazer, de entretenimento, de esporte que faça com que haja uma lesão animal, uma vitimização do animal, como tem acontecido. Portanto, nós vamos aprovar essa matéria, e espero que, posteriormente, seja definitivamente aprovada em Plenário."

A diretora do Instituto de Saúde e de Psicologia Animal, médica veterinária Ceres Faraco, afirma que os animais submetidos a situações de stress, como a causada pelas laçadas, têm o funcionamento do sistema nervoso central modificado, com reflexos no comportamento, mesmo que não apresentem lesões externas visíveis. "São animais que têm um medo acentuado, têm movimentos repetitivos, são animais que sofrem de uma ansiedade imensa, e isso faz com que eles tenham uma longevidade menor e, especialmente, são animais que têm uma alteração do ponto de vista comportamental. São animais que estão, de alguma maneira, determinados a viver um estado de sofrimento psicossomático."
FONTE: AGÊNCIA CÂMARA

Nenhum comentário: