quinta-feira, 24 de maio de 2012

POLÍCIA DE CAMPO MAIOR PARTICIPA DE OPERAÇÃO EM PIRACURUCA

Polícia Civil do Piauí deflagra Operação Nômades no estado

Operação Nômades foi assim denominada em referência ao modus operandi da quadrilha

A Polícia Civil do Estado do Piauí deflagrou às 06 horas desta quinta-feira (24) a Operação Nômades, no intuito de cumprir 18 mandados de Busca e Apreensão e Prisão Temporária e, ou, Preventiva, resultado de investigações iniciadas há quatro meses para combater o tráfico e de drogas e crimes correlatos na região norte do Piauí.

As investigações que resultaram na Operação Nômades iniciaram-se no mês de janeiro do corrente ano, após denúncias anônimas no município de Piracuruca. Segundo informes, existia grande distribuição de drogas, bem como prática de outros crimes correlatos, o que passou a assustar a população de Piracuruca, por ser tradicionalmente conhecida com uma cidade tranquila. Após o trabalho investigativo, constatou-se a existência de quadrilha especializada em roubos, porte ilegal e tráfico de armas, bem como tráfico de drogas atuando na região de Cocal, Piripiri e Piracuruca.

A Operação Nômades foi coordenada pelo Delegado Gustavo Cardoso Jung Batista, titular da Delegacia de Polícia Civil de Piracuruca e região. Participaram do cumprimento dos mandados 90 policiais civis, entre agentes, escrivães e delegados, 10 policiais militares e 05 policiais rodoviários federais, estes últimos dando suporte com cães farejadores. A Polícia Científica também participa da operação com peritos e médico legista.

A Operação Nômades foi assim denominada em referência ao modus operandi da quadrilha, que atuava sempre em locais ermos, principalmente em cima de morros onde pudesse ter total visão do terreno, sempre mudando a localização de seus pontos criminosos, o que, em tese, dificultaria a ação policial.

As unidades da Polícia Civil envolvidas na Operação Nômades foram Delegacia de Polícia Civil de Piracuruca, Cocal da Estação e Campo Maior; as Delegacias Regionais de Polícia Civil de Piripiri e Parnaíba; Comissão Investigadora do Crime Organizado (CICO); Suporte de Operações Especiais, Gerência de Armas e Munições; Delegacia Especializada na Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE) e Núcleo de Inteligência da SSP-PI.

A Operação Nômades, até o momento deu cumprimento aos mandados de prisão de 14 pessoas e apreendeu um adolescente. Trinta e três pedras de crack foram encontradas com um dos alvos, oportunidade em que um auto de prisão está sendo lavrado na Delegacia de Piracuruca. 

As equipes da Polícia Científica já chegaram à Delegacia de Piracuruca, local onde os presos foram trazidos. Na oportunidade, estão sendo procedidos os exames de corpo de delito e identificação datiloscópica dos presos. Também estão sendo realizados pelos Peritos Criminais os exames preliminares em substâncias entorpecentes apreendias. 

Nenhum comentário: