quinta-feira, 28 de junho de 2012

GASTRONOMIA DE CAMPO MAIOR É DESTAQUE EM BRASÍLIA


As maravilhas da Itália e do Piauí serão mostradas no 7º Sarau Chatô

Milene Sodré - Especial para o Correio 
Sivuquinha mostra a força da música nordestina no Sarau Chatô
Itália e Piauí. As distâncias geográficas se encurtam e os contrastes culturais  se evidenciam e aproximam-se no 7º Sarau Chatô, que acontece nesta quinta-feira (28/6), às 19h, com entrada franca, no Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (em frente ao Correio Braziliense), numa associação que promete encher os olhos dos espectadores. A gastronomia italiana será representada pelo saboroso e perfumado café, enquanto, da cozinha piauiense, virão os pratos mais famosos da região: o tradicional Maria Isabel (arroz com carne de sol), a paçoca de Campo Maior e a deliciosa cajuína (suco de caju processado). “ Tudo será feito com produtos trazidos do Piauí, por um chefe de cozinha vindo da região, na intenção de mostrar uma culinária saborosa e autêntica”, diz Raimunda Costa, presidente do grupo Nação Piauí, responsável pelo garimpo do que há de melhor nesse estado tão rico do Nordeste. 

Um dos destaques musicais do sarau, promovido plea Fundação Assis Chateaubriand, é o compositor, arranjador e pianista piauiense Gonçalo Aquino Cardoso, mais conhecido como Sivuquinha. Radicado em Brasília desde os anos 1970, ele começou a tocar acordeon ainda jovem, com 15 anos. “Será um prazer poder representar minha terra e interpretar músicas conhecidas do rei Luiz Gonzaga, como também de outro artista que é exemplo de música boa, Jair Rodrigues.” Sivuquinha será acompanhado pelos cantores Jabes Aguiar e Rejane Mandell, Raimundo Motta (triângulo) e Eleonildo Cardoso (zabumba).

Outro precoce na arte musical, Isac do Acordeon, de apenas 9 anos, promete encantar com composições do Rei do Baião, seguido pelos violeiros Chico Vaz e Matheus, que finalizam o repertório nordestino. A festa conta também com a participação do saxofonista João Filho e suas interpretações da bossa nova, jazz e MPB.

Nenhum comentário: