segunda-feira, 13 de agosto de 2012

ELEIÇÕES, ELEIÇÕES... Sérgio Emiliano

Já comecei a receber os primeiros “santinhos” dos candidatos a vereador. 


É, a eleição já chegou outra vez. A cidade se transforma num show de fofocas, intrigas e promessas. Mesmo assim, não deixo por nada desse mundo de enfrentar uma fila e ir lá, naquela urna, digitar o meu voto. Depois, uma cervejinha com os amigos no fundo de um bar, escondido da polícia.

Aquele tempo de comícios monstruosos, com artistas e bandas de forró acabaram.Agora não precisa separar os documentos na véspera de votar. Basta uma identidade e pronto.Em algumas cidades bastará colocar a digital. 


Demos adeus às urnas que desapareciam misteriosamente, aos votos mentirosos anotados pelos mesários e aos grandes almoços oferecidos aos eleitores em galpões improvisados. Tudo melhorou, ficou mais prático e rápido. Aquelas eleições em que os resultados duravam uma semana para sair, se foram também. O rádio no pé do ouvido foi substituído por boletins pregados nas portas dos locais de votação.


Os comícios, em palanques de madeira, deram lugar às carreatas que passam voando por nossas casas, numa explosão de foguetes e gritaria de desocupados contratados para gritar e agitar bandeiras.

Ninguém mais sabe que partidos se coligaram com o seu.Tudo virou um emaranhado de siglas impossíveis de se decifrar.

Em Campo Maior, com esse afastamento do prefeito, foi como jogar mais gasolina na fogueira que arde. O pão doce, enquanto isso, continua lá; esperando pelas moscas de sempre. Salve-se quem puder!


Sergio Emiliano.

Nenhum comentário: