quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Educação: Wilson Martins quer modelo de Cocal dos Alves em todo o Piauí

 
O governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), reuniu-se ontem (12) com Antônio Cardoso do Amaral, professor de Matemática da Unidade Escolar Teotônio Ferreira Brandão, em Cocal dos Alves, para tratar sobre projeto de melhoria do ensino de matemática nas escolas da rede pública estadual de ensino.

Professor Amaral foi eleito em 2011 como o homem do ano pela revista Alfa em função do sucesso de seus alunos em olimpíadas científicas. O projeto, em fase de formatação, deve ser implantado a partir de janeiro de 2013.

A ideia do governador Wilson Martins é desenvolver um projeto que, através da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e da Fundação de Amparo e Apoio à Pesquisa do Piauí (Fapepi), possa utilizar a experiência de pesquisadores da área de metodologia do ensino de Matemática, como Amaral, para capacitar os professores de educação básica da rede estadual.

Inicialmente, a previsão é de que pesquisadores recebam bolsas da Fapepi para trabalhar com professores da rede pública estadual, que também seriam beneficiados com bolsas da Fundação. “A parte técnico-científica será acompanhada pela Fapepi, como monitoramento de resultados; a parte operacional, da sala de aula, ficará a cargo da Seduc”, explica Bárbara Melo, presidente da Fapepi.

Segundo Antônio do Amaral, em um primeiro momento a pretensão é replicar projeto do qual participou e que teve financiamento da Fundação Carlos Chagas. “Trabalhamos com 10 municípios. Acredito que a ideia seja alcançar um número maior de municípios”, comentou, ressaltando que o projeto ainda é embrionário.

Um grupo de técnicos da Seduc e da Fapepi irá desenvolver o projeto, que será coordenado por Amaral. “Nós precisamos que esse trabalho seja desenvolvido rapidamente para que possamos lançado já em janeiro de 2012. Queremos ter muitos ‘Amaral’ nas nossas escolas”, comentou o governador Wilson Martins.

Segundo o secretário estadual de Educação, Átila Lira, há possibilidade de o projeto ser estendido também ao ensino de Língua Portuguesa. “Nossa ideia é conseguir dar um reforço ao ensino dessas duas disciplinas, implementando essas metodologias estudadas por esses pesquisadores, aplicando-as na sala de aula”, explicou.

U.E. Teotônio Ferreira Brandão

Durante a reunião, foi discutida também a possibilidade de a U.E. Teotônio Ferreira Brandão, que atualmente oferece vagas apenas para o Ensino Médio, passe a ofertar vagas para o Ensino Fundamental. 

“Nossa escola tem uma boa qualidade e seria importante para os alunos abrirmos vagas ao menos para o Ensino Fundamental II (antigo ginásio)”, argumentou Antônio Cardoso do Amaral. O governador Wilson Martins disse que estudará a sugestão juntamente com o secretário estadual de Educação, Átila Lira.
Fonte: Cidadeverde.com

Nenhum comentário: