domingo, 21 de abril de 2013

Exigência de formação específica para aulas de educação física divide opiniões


"As atividades de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental devem ser ministradas apenas por profissionais da área". ​Essa é a afirmação que vem dividindo opiniões e que consta no Projeto de Lei 103/2012, do senador Ivo Cassol (PP-RO). A matéria será apreciada em caráter terminativo pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte e se encontra com o relator, senador Benedito de Lira (PP-AL).
Atualmente, apenas nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio é obrigatório que o professor de educação física tenha formação específica. A orientação aparece na resolução nº 7 de dezembro de 2010 do Conselho Nacional de Educação (CNE). "Do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os componentes curriculares educação física e arte poderão estar a cargo do professor de referência da turma, aquele com o qual os alunos permanecem a maior parte do período escolar, ou de professores licenciados nos respectivos componentes", prevê o artigo 31.
O presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber, declara que a categoria apoia "integralmente" o PLS 103/2012 e concorda que, quando o profissional não possui formação adequada, a intensidade do exercício físico fica comprometida. "É importante destacar que não é uma questão de corporativismo, mas de respeito à saúde da criança", enfatiza.
Para o professor, a educação física é uma disciplina específica, em que é necessário conhecimento para trabalhar lateralidade, coordenação motora e outros aspectos importantes para o desenvolvimento. "Isso, inclusive, traz benefícios para a aprendizagem em outras disciplinas, o que não acontece quando a professora de turma simplesmente faz um jogo", acrescenta.
Steinhilber indica ainda que o mercado de educação física tem condições de atender a demanda criada no caso de o projeto ser aprovado e novos professores sejam requisitados nas escolas. De acordo com o Censo da Educação Superior de 2011, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 452 instituições oferecem formação de professor de educação física, somando 663 cursos e 22.958 concluintes no ano em questão.
FONTE: TERRA.COM.BR

Nenhum comentário: