quinta-feira, 9 de maio de 2013

JUIZ JULGA 726 PROCESSOS EM APENAS 70 DIAS



 


Em coletiva à imprensa na manhã desta quinta-feira (9 de maio), o Juiz Júlio César Meneses Garcês, da 2ª Vara da Comarca de Campo Maior, informou os números alcançados em pouco mais de 70 dias. São exatos 726 processos julgados, deles conclusos e sem sentença há quase 9 anos. O resultado corresponde mais do que os processos julgados em 2012.

“A imagem da justiça foi rasgada e nós – eu e o Dr. Edson – com a mesma estrutura e a mesma equipe estamos, felizmente, modificando essa situação. A Justiça não pode ter esconderijos; tem que ser transparente”, afirmou o juiz dizendo que a sociedade carece de uma resposta quanto às reclamações sobre a morosidade da justiça.

Responsável pela Segunda Vara, que cuida dos feitos da fazenda pública e precatórios de todo o Brasil, o Juiz Júlio César responde pela 3ª Vara, embora não implantada por falta de estrutura no Fórum local, foi legalmente criada e responde pela Vara da Família – pensão alimentícia, investigação de paternidade, infrações de menores – além de absorver parte dos processos criminais e cíveis oriundas da 1ª Vara. Isso corresponde a um acúmulo de quase 7 mil processos.

Segundo Júlio César, muitos processo da Vara da Família tramitam rapidamente por conta da implantação do Juizado Informal de Conciliação, uma parceria das 1ª e 2ª Varas da Comarca de Campo Maior, Ministério Público e Defensoria Pública, onde através de estagiários e servidores da Justiça muitos acordos são realizados, cabendo ao juiz a homologação através de sentenças. Casos de Pensão de Alimentos estão sendo julgados em menos de um mês.

“As pessoas interessadas – principalmente as mulheres – que têm ações de pensão de alimentos, podem se dirigir à Secretaria da 2ª Vara – totalmente organizada – e procurar pelos seus processos. Agora, é preciso que tragam os endereços atualizados, pois temos esbarrado na falta de atualização por conta do tempo que tem alguns processos”, informou Júlio César.



Nenhum comentário: