quarta-feira, 1 de maio de 2013

UMBANDISTAS PRESTAM HOMENAGEM A OGUM (SÃO JORGE)


 Os umbandistas campo-maiorenses realizaram no último final de semana (27 e 28 de abril) uma grande homenagem ao Orixá Ogum (São Jorge). O evento que se realiza anualmente no mês de abril, organizado pela Associação Umbandista Campo-maiorense, marca a 21ª festa em homenagem ao Orixá Ana cidade de Campo Maior.

Pais e mães de Santo (sacerdotes umbandistas) do Piauí, Maranhão e Pernambuco se fizeram presentes na festa campo-maiorense pela projeção da umbanda na cidade de Campo Maior, que hoje tem mais de 25 terreiros espalhados nas zonas urbana e rural do município.

Mãe Ynaiara Sousa, presidente da Associação, falou do entusiasmo de toda a comunidade umbandista quanto à realização dessa festa. “Há vinte e um anos, o Babalorixá Antonio Pinto (meu pai) teve a coragem e ousou realizar a primeira festa em homenagem ao Orixá que tem um grande significado para nós umbandistas. Daquela data até hoje, a festa só vem crescendo, demonstrando que os umbandistas se conscientizaram de sua missão religiosa e procuram demonstrar sua fé através de atos dessa natureza”, pontuou.

Dentre os sacerdotes presentes, o conhecido Pai de Santo Bita do Barão, mostrou que idade não é problema. Com mais de 90 anos, ele percorreu inúmeras ruas da cidade na procissão realizada entoando pontos ao Orixá.

Durante os dois dias, os umbandistas se confraternizaram na Senzala de Pai José, no bairro São Luís, local onde se realizou a festa.







Nenhum comentário: