terça-feira, 18 de junho de 2013

MEIO AMBIENTE: Campo Maior realiza Conferência Regional


Teve início na manhã desta terça-feira (18/06), em Campo Maior a 1ª Conferência Regional do Território dos Carnaubais, com a participação de representantes de 16 municípios, prefeitos, coordenadores, ambientalistas, estudantes, catadores de lixo e pessoas interessadas no tema. O evento que acontece no Auditório do Patronato Nossa Senhora de Lourdes é realizado pela Prefeitura de Campo Maior por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A abertura foi feita pelo prefeito Paulo Martins que pediu o empenho de todos nas discussões dos quatro eixos que abordados para a elaboração de um diagnóstico dos problemas dos resíduos sólidos, que será apresentado à Conferência Estadual, no mês de agosto, na cidade de Teresina e na Conferência nacional em Brasília, no mês de outubro.

Presentes a secretária municipal de Meio Ambiente, Conceição Paz, e toda a sua equipe de trabalho; o secretário estadual de Meio Ambiente Dalton Macambira e o secretário das Cidades Merlong Solano.

Segundo Macambira, a SEMAR está realizando este ano 11 conferências regionais em todos os territórios piauienses.

Ele afirmou que as conferências tem como finalidade fazer um diagnóstico dos problemas ambientais em cada território e em todas o tema central são os Resíduos Sólidos – que representa um problema ambiental em todo o Brasil”, destacou, ressaltando que o tema não reduz as discussões ambientais, mais as amplas.

O lixo tem a ver com saúde pública, contaminação do meio ambiente e com o trabalho degradante dos catadores e precisamos superar isto. Os prefeitos de todos os municípios terão até o próximo ano para acabar com os lixões e a SEMAR juntamente com a secretaria de Trabalho vem promovendo um debate amplo envolvendo todos os segmentos para encontrar uma solução para o lixo produzido nas cidades”, destacou.


O empresário Ivo Monteiro que participou da Conferência juntamente com o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas em Campo Maior, o empresário Marin disse que é preciso educar mais as pessoas. “O povo ainda joga muito lixo nas ruas e todos devem se responsabilizar pelo lixo que produz em sua casa e no trabalho. Todos devem fazer a sua parte”, falou. O empresário Marin em sua opinião disse que a educação ambiental deve ser reforçada também nas escolas, a partir das primeiras séries.

Nenhum comentário: