terça-feira, 2 de julho de 2013

PF faz operação contra desvio de verba pública em 100 cidades

Por que essas notícias sobre corrupção ainda nos surpreendem tanto se essa prática de tomar para si o dinheiro público é tão antiga?

Durante muitos anos havia um silêncio de morte sobre o assunto. Denunciar  um governante era sinal de perseguição e execração pública. Na última década a coisa ficou diferente, já que a PF tem total liberdade de investigar e tornar público os resultados de suas investigações, inclusive a de prender asqueles que desrespeitam o dinheiro público.

Quadrilha, formada por empresas, pessoas físicas, servidores públicos e ex-prefeitos, fraudava licitações

  • Somente em Minas Gerais foram desviados mais de R$ 70 milhões

  • A Polícia Federal realiza, nesta terça-feira, uma operação para desarticular uma organização criminosa que desviava recursos públicos de mais 100 cidades em Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Pará, Sergipe, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba, Maranhão e Bahia. De acordo com a polícia, o grupo cometia fraudes em processos licitatórios. Segundo a PF, serão cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, 21 mandados de sequestro de valores, bens móveis e imóveis, três mandados de condução coercitiva e nove mandados de prisão temporária.

  • A quadrilha, formada por empresas, pessoas físicas, servidores públicos e ex-prefeitos, fraudava processos licitatórios, direcionando as contratações a uma das empresas integrantes da organização criminosa. Essa empresa vencia as licitações com o compromisso de fazer a compensação entre precatórios judiciais e as dívidas das prefeituras, sob o argumento de uma economia de até 30% sobre os valores devidos ao INSS, prática proibida pela lei.

  • Os municípios mineiros que, até o momento, sofreram com a ação do grupo criminoso foram: Águas Vermelhas, Capelinha, Caratinga, Ipatinga, Itambacuri, Janaúba, Montes Claros, Pirapora, Rio Pardo de Minas, Várzea da Palma, Varzelândia, além do Consórcio intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas. Somente em Minas Gerais foram desviados mais de R$ 70 milhões.

  • De acordo com a PF, os presos responderão por crimes contra a administração pública, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, fraude às licitações, corrupção ativa e passiva, dentre outros.


Fonte: O Globo Online

Nenhum comentário: