sexta-feira, 4 de outubro de 2013

EDUCAÇÃO DO BRASIL É UMA DAS PIORES DO MUNDO

Com índices alarmantes de evasão, repetência, baixa qualidade e estudantes sem dominar conteúdos das mais variadas séries, a educação brasileira precisa sair do "gogó" dos gestores e passar por uma profunda reforma, sob pena de ficarmos para traz como potência mundial.

Indicador de educaçãoPosição no ranking (entre 122 países)
Acesso
Taxa de matrícula na educação básica69º
Taxa de matrícula na ensino superior76º
Diferença de gênero na educação
Qualidade
Acesso à internet nas escolas86º
Qualidade do sistema educacional105º
Qualidade das escolas de educação básica109º
Qualidade do ensino de matemática e ciências112º
Qualidade de gerenciamento das escolas43º
Conclusão
Pessoas com mais de 25 anos com ensino médio57º
Pessoas com mais de 25 anos com ensino superior64º
EDUCAÇÃO (geral)88º
 O quadro acima demonstra como está a nossa educação. A ausência do poder do estado em melhorar as condições das centenas de milhares de escolas públicas que atendem, necessariamente, o filho das pessoas de baixo poder aquisitivo, é algo preocupante para quem se prepara para competir numa sociedade que só tem vez quem dispõe de conhecimento suficiente para entrar nessa competição. 
Por isso, deve-se analisar profundamente esses artifícios que os governos, em todas as esferas, utilizam - Mais Educação, Projovem isso e aquilo, 'capacitação profissional' pífia, dentre outras, apenas com o propósito de mascarar o que temos de pior. 
A educação é a principal culpada por deixar o Brasil na 57º colocação geral de qualidade de mão-de-obra, já que nos demais indicadores – como emprego e ambiente estrutural – o desempenho brasileiro fica até 12 casas abaixo.
Os dados acima nos colocam mais perto dos lanternas da baixa educação, como Burkina Faso (121º) e Iêmen (122º) do que da Finlândia (1º) e Canadá (2º), que lideram neste indicador. Olhando a lista de maneira invertida, pode-se dizer que o país tem o 35º pior desempenho em educação.
Para chegar a esta nada honrosa posição, o Brasil falhou principalmente na qualidade do ensino emmatemática e ciência, quando de fato ficou entre os 15 piores do mundo, em 112º lugar (veja tabela detalhada abaixo).
Matemática já era a pior disciplina entre os brasileiros atestada no último Pisa, exame realizado com alunos de 65 países do globo cujo resultado mais recente é de 2010. O Brasil ficou então em 57º na disciplina.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.