segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Russo prega os órgãos genitais no chão da Praça Vermelha em Moscou

O homem de 29 anos ficou sentado olhando para o chão até a chegada da polícia, que o cobriu com um lençol e afastou os curiosos

 (Maxim Zmeyev/Reuters)


Moscou - Um homem russo, completamente nu, prendeu seus órgãos genitais nas pedras do pavimento da praça Vermelha em Moscou, nas proximidades do mausoléu de Lênin, supostamente para protestar contra a "indiferença política" da sociedade russa.

Debaixo de uma chuva fina, Piotr Pavlenski se despiu e prendeu um prego através de seu saco escrotal, assustando quem passava - de casaco e guarda-chuva - pela célebre praça, um dos pontos turísticos da capital russa. O homem de 29 anos ficou sentado olhando para o chão até a chegada da polícia, que o cobriu com um lençol e afastou os curiosos.

Originário de São Petersburgo (noroeste da Rússia), Piotr Pavlenski foi conduzido rapidamente ao hospital antes de ser levado a uma delegacia de polícia, segundo a agência de notícias russa Ria Novosti.

 (Maxim Zmeyev/Reuters)


Este não é a primeira vez que o homem comete um ato extremo. Em 2012, ele costurou os lábios em sinal de apoio ao grupo russo Pussy Riot. Duas integrantes da banda cumprem uma pena de dois anos na prisão por terem feito uma "prece punk" contra o presidente russo Vladimir Putin na catedral do Cristo Salvador, em Moscou.

Leia mais notícias em Mundo

Neste domingo, o site de informações Grani.ru publicou uma declaração do homem explicando que sua ação - chamada de "fixação" e organizada em razão da Jornada Anual da Polícia na Rússia - "poderia ser considerada como uma metáfora de apatia, da indiferença política e do fatalismo da sociedade russa moderna".

Nenhum comentário: