sábado, 21 de dezembro de 2013

Sacerdote quer facilitar confissão de deficientes auditivos

Um sacerdote filipino aposentado, morador de Phoenix, no Estado de Arizona, inventou um instrumento baseado no computador que facilitará a confissão dos fiéis com deficiência auditiva. A notícia está no site da Conferência Episcopal Filipina.


Padre Romuald Zantua, da Diocese de Daet, fundador de uma comunidade religiosa chamada Discípulos da Esperança, confeccionou o instrumento que possibilitará a milhares de pessoas com problemas de surdez a se aproximarem do sacramento da reconciliação.


O instrumento, chamado "Caixa da Confissão de São Damião" consiste em dois laptops que trabalham com um software especial que conecta exclusivamente o penitente e o sacerdote, enviando mensagens. Os dois portáteis podem funcionar somente com este objetivo. Os sacerdotes que não conhecem a língua de sinais podem, assim, se comunicar com os deficientes através da conexão segura dos laptops com a ASL (Língua de Sinais Americana) e o vídeo.


Segundo Padre Zantua, que já foi secretário executivo da comissão para os seminários da Conferência, o software é à prova de ‘hacker’. Padre Zantua trabalhou também muitos anos com pessoas com deficiências particulares.


O instrumento ainda não obteve a aprovação da Santa Sé. Ele foi apresentado ao Setor de Deficiências Auditivas (National Catholic Office fo the Deaf) em Phoenix, durante um recente evento desta pastoral.

Fonte: Portal Canção Nova

Nenhum comentário: