sábado, 25 de janeiro de 2014

Assis Carvalho articula produção de medicamentos pela UFPI

Texto: A- A+
A viabilidade de produção de medicamentos pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi discutida pelo deputado federal Assis Carvalho (PT), o reitor Arimatéia Dantas Lopes, membros do Núcleo de Tecnologia Farmacêutica (NTF) e representantes do Curso de Farmácia. A reunião aconteceu hoje (22) na reitoria da UFPI.

Ficou agendada para 14/02 uma reunião onde o NTF vai apresentar um pré-projeto sobre a capacidade da UFPI de produzir alguns medicamentos, bem como o custo desta fabricação. O projeto será apresentado aos ministérios da Educação e da Saúde, que são potenciais parceiros deste tipo de trabalho.


A sugestão de investimento da UFPI na produção de medicamentos da atenção básica e de dispensação especial já havia sido feita em abril do ano passado pelo deputado Assis, durante reunião da bancada federal com o reitor.

“Hoje, os custos de fármacos para cerca de 40 patologias consomem mais de 50% do orçamento para remédios. Se a UFPI produzir alguns desses medicamentos, podemos reduzir o custo”, propôs o deputado na época.  O reitor respondeu que era possível estabelecer essa produção, pois a universidade já dispunha de equipamentos para a produção de comprimidos e xaropes.

Além de baixar o custo de medicamentos que são adquiridos pelos municípios e estado, a produção de remédios pela UFPI pode fortalecer a área de farmácia, com a geração de emprego e renda e a abertura de mais vagas para curso superior na área.

No encontro de hoje também foi definido que será feita uma proposta para fortalecer a área de medicamentos fitoterápicos, aqueles obtidos a partir de plantas medicinais.

Nenhum comentário: