quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Chapa governista pode mudar no Piauí

Se nas próximas consultas Marcelo Castro não decolar é bem provável que seja mesmo substituído e os tucanos já trabalham para que o substituto seja o tucano Sílvio Mendes, mas é muito cedo para prever-se com precisão o desenrolar dessa novela
28/01/14, 23:03
por José Olímpio de Castro, jornalista
A
firmei aqui algumas vezes, após o lançamento da candidatura de Marcelo Castro (PMDB) ao governo do estado, que o quadro não estava definido e que muita coisa ainda poderia acontecer até junho, data das convenções para homologação dos candidatos.
Pois bem, hoje (28), em entrevista ao programa ancorado por Silas Freire, na TV Meio Norte, o próprio governador Wilson Martins (PSB), patrono da candidatura do deputado peemedebista, disse com todas as letras que Marcelo Castro pode não ser o candidato e admitiu, inclusive, que pode permanecer no governo até o final.
Pouca gente, porém, acredita que isso possa acontecer. Até porque desistindo de disputar o Senado, Wilson Martins estaria favorecendo a eleição de seu principal adversário, João Vicente Claudino (PTB).
Mas foi só o governador falar isso para surgirem especulações as mais diversas. Uma delas, talvez a mais consistente, dá conta de que Wilson Martins vai desistir de disputar o Senado para apoiar um candidato forte capaz de derrotar Wellington Dias (PT).
Os tucanos apostam que essa será a escolha do governador, já que o médico e ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB) foi o nome do esquema governista que melhor apareceu nas pesquisas de intenção de voto, ainda assim bem distante do primeiro colocado.
Se nas próximas consultas Marcelo Castro não decolar é bem provável que seja mesmo substituído e os tucanos já trabalham para que o substituto seja o tucano Sílvio Mendes, mas é muito cedo para prever-se com precisão o desenrolar dessa novela.
Os petistas, por sua vez, ficaram eufóricos com o resultado da pesquisa do Amostragem que indica vitória de Wellington Dias no primeiro turno, em todos os cenários possíveis, mas é preciso cautela.
Desde a primeira eleição de Mão Santa ao governo do Estado, nenhum candidato que saiu na frente nas pesquisas eleitorais venceu  as eleições no Piauí.
Mão Santa, disputando pelo PMDB, derrotou Átila Lira que as pesquisas apontavam como vencedor no primeiro turno. Depois foi a vez do então senador Hugo Napoleão amargar uma baita derrota para o parnaibano, quando era apontado como favorito.
Tem ainda a história do Firmino Filho, que com 5% das intenções de voto contra mais de 40% do mito Alberto Silva, na primeira vez que disputou a prefeitura de Teresina, terminou levando a melhor.
Na primeira eleição de Wellington Dias, todos lembram, as pesquisas indicavam a vitória de Hugo Napoleão no primeiro turno. Venceu o candidato petista.
Mais recentemente, tivemos o exemplo do médico Sílvio Mendes (PSDB) que aparecia em primeiro lugar e perdeu para Wilson Martins (PSB), que era o terceiro nas primeiras pesquisas, atrás de João Vicente (PTB).
Portanto, é realmente mais que prudente o senador Wellington Dias aconselhar seus companheiros a evitar o salto alto.
Mas, já que estávamos falando de especulação, tem uma delas que dá conta de que o vice-governador Zé Filho, se assumir, não bancará o candidato do PMDB. Vai se vingar lançando a candidatura de Mão Santa, seu tio, como a terceira via.

Crédito da matéria:

Nenhum comentário: