segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Ganhador do "Soletrando" 2011 é 2º lugar de medicina da UESPI


Izael aos 17 anos diz ter compromisso com a vida

O piauiense vencedor do quadro ‘Soletrando’ do programa Caldeirão do Huck da Rede Globo, Izael Francisco de Araújo, 17 anos, alcançou mais uma conquista nesta segunda-feira (13). O estudante que mora na cidade de Cocal dos Alves, localizada a 262 Km de Teresina, e sempre estudou em escolas públicas, ficou na 2º colocação no curso de medicina da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). O garoto participou do Soletrando na edição de 2011.

Izael contou que a rotina de estudos que ele estabeleceu para vencer a competição nacional foi fundamental para obter a boa classificação na lista da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) divulgada nesta segunda pelo Ministério da Educação (MEC).
“O soletrando me ajudou a ter uma rotina de estudos, a estabelecer uma rigorosa carga-horária. Após o programa, me dediquei a outras áreas além do português, como química, física e biologia”, declarou.


O estudante, que ainda cursa o 2º ano do ensino médio, disse que se surpreendeu com o resultado. Ele afirmou que fez o exame como um teste de conhecimento devido à grande concorrência do curso de medicina, mas que pretende entrar na justiça para garantir a vaga, já que ainda não concluiu o ensino médio.

“Decidi optar por medicina no início de 2013 e fiz a prova do Enem como um teste, mas sem a pressão e a cobrança que teria no 3º ano. O resultado foi uma surpresa. Fiquei muito feliz e quero aproveitar esta oportunidade”, relatou.

O campeão da edição de 2011 do ‘Soletrando’ afirmou ainda que após dois anos e oito meses ainda não gastou o prémio de R$ 100 mil que ganhou na competição. Segundo ele, que é filho de pais separados e mora apenas com a mãe que é doméstica, a quantia servirá para custear seus gastos com o curso nos cinco anos de graduação.

Crédito da matéria: G1

Nenhum comentário: