segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Projeto de campi da UFPI em Oeiras e Esperantina foram entregues ao MEC

Expansão da Universidade deve acontecer em 2015 ou 2016

Os projetos de implantação dos campi da UFPI (Universidade Federal do Piauí) em Oeiras e Esperantina estão em andamento no Ministério da Educação (MEC). A afirmação foi feita pelo reitor da UFPI, Arimateia Dantas Lopes, e o deputado federal Assis Carvalho (PT/PI), que acompanham as propostas em Brasília. “Os projetos foram entregues ao MEC em novembro. Nossa expectativa é que na próxima expansão (que deve ocorrer em 2015 ou 2016) eles sejam incluídos como campi a serem instalados”, disse o reitor.

O reitor e o deputado participaram de reunião neste sábado (18), em Oeiras, com vereadores; o presidente da Câmara Municipal, Letiano Vieira; secretários municipais e representantes de diversas entidades. O secretário de Administração e Finanças, José Raimundo Lopes, representou o prefeito.
A reunião serviu para esclarecer o ofício enviado pelo MEC ao governo do Estado, na semana passada, e reforçar a união dos diversos setores e grupos de Oeiras em torno da luta para levar um campus da UFPI para a primeira capital.

“O ofício que o ministro enviou ao governador não tem nada que possa nos preocupar. O que ele está falando é que no momento não vai atender porque existem quatro universidades e 47 campi sendo instalados. Esses campi e universidades já estavam previstos desde 2011. Então é uma programação que está sendo cumprida. E os campi de Oeiras e Esperantina não estavam inseridos nesta programação, uma vez que eles só foram oficializados como demanda em novembro de 2013. Estão, esperamos que na próxima expansão eles sejam incluídos”, informou o reitor.

O deputado Assis ressaltou a presteza e a iniciativa do reitor e sua equipe no cumprimento do cronograma para concretização da implantação de um campus em Oeiras, desde o diálogo com a comunidade em agosto passado, a escolha dos cursos, a etapa em que a proposta foi apresentada e aprovada pelo Conselho Universitário, as reuniões para sensibilizar a bancada federal - os parlamentares colocaram emenda de R$ 29 milhões para fortalecer a UFPI em 2014, até o protocolo do projeto no MEC, no mês de novembro. “Agora, cabe a nós a mobilização, dialogar com as forças políticas e a sociedade para fazer nosso sonho acontecer”, concluiu o deputado Assis.

Crédito da matéria: capitalteresina.com.br

Nenhum comentário: