sexta-feira, 23 de maio de 2014

Mais uma universidade portuguesa adota o Enem como critério de seleção

Universidade da Beira Interior, em Covilhã, aceitará nota do Exame Nacional do Ensino Médio para ingresso de estudantes brasileiros

Estudantes brasileiros terão mais uma opção de acesso ao ensino superior. apartir de agora, a Universidade da Beira Interior, em Covilhã, Portugal, aceitará a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso de estudantes brasileiros em cursos de graduação.A Universidade de Coimbra foi a primeira instituição estrangeira a adotar da nota do Enem como critério de seleção.

As notas do exame de 2012 e 2013 serão reconhecidas para os cursos que começam no segundo semestre deste ano. O peso da redação e de cada prova do Enem varia de acordo com o curso escolhido pelo estudante. No site, a universidade explica que a classificação portuguesa utiliza escala de 0 a 200 pontos e a do Enem, de 0 a 1.000 pontos, por isso, a conversão das classificações será feita dividindo a nota do Exame por cinco.

Segundo informações da Agência Brasil, o valor pago na graduação pelos estudantes de outros países é R$ 15 mil por ano. Com a opção de alojamento e refeição, o custo chega a R$ 23 mil. De acordo com a universidade, os brasileiros formam uma das maiores comunidades estrangeiras na instituição, com 60 estudantes.

Cursos disponíveis
A universidade tem uma página na internet voltada para brasileiros com a lista dos cursos de graduação disponíveis e a variação dos pesos das provas. Lá estão também as informações sobre os documentos que os candidatos devem apresentar. A universidade fica a 200 quilômetros de Lisboa, e tem cerca de 7 mil alunos e 600 professores.

Sobre o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade.

A partir de 2009 passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. Foram implementadas mudanças no Exame que contribuem para a democratização das oportunidades de acesso às vagas oferecidas por Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), para a mobilidade acadêmica e para induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.

Desde sua criação, o número de inscritos quase dobrou. Em 2009, mais de 4 milhões de estudantes realizaram a prova. No ano passado, o número ultrapassou os 7 milhões. Desse total, 36% dos estudantes realizaram a prova na região sudeste, seguida pela região nordeste com 33%. Veja outros dados estáticos e indicadores do Enem.
Respeitando a autonomia,  as universidades poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do Enem como processo seletivo:
  • Como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;
  • Como primeira fase;
  • Combinado com o vestibular da instituição;
  • Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

No Brasil, o Enem seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições particulares, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Além disso, é pré-requisito para obter um financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para o intercâmbio acadêmico pelo Ciência sem Fronteiras.
Criado em 1998, processo permite que estudante pleiteie vaga em universidades federais e particulares

Nenhum comentário: