sexta-feira, 10 de outubro de 2014

DICAS ENEM: Diversidade Linguística

Chegando o grande dia para milhões de brasileiros - jovens e adultos - que prestarão o Exame Nacional do ensino Médio. Passaporte para o SiSU, a pontuação faz a diferença, embora todos estejam em pé de igualdade.
Vale algumas dicas importantes para na hora do "vamos ver" você não "trema que nem vara verde".
É isso mesmo! As expressões regionais (variedades linguísticas) são muito valorizadas pela estrutura das provas do ENEM.

Diversidade Linguística

O Enem exigirá que o aluno respeite as diversidades regionais, sociais e de idade do uso da língua, se posicionando contra o preconceito linguístico, mas sem negar a necessidade de que se conheça, e em alguns momentos utilize, a forma culta da língua.

Será preciso compreender as diferenças entre a linguagem formal e informal, e que se associe cada uma dessas formas aos seus contextos, ou ambientes, adequados.

Aparecerá a linguagem culta como instrumento para a garantia de direitos. Por exemplo, é preciso dominar a norma culta da língua para compreender contratos e assim não ser enganado. No mais, a língua é um código imposto por um grupo social e costuma, inclusive, ser utilizada como forma de poder.


Nenhum comentário: