sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Projeto institui programa de educação política nas escolas

Discute-se hoje no Brasil a forma como os jovens têm sido vítimas de más intenções quando o assunto é política. Raposas velhas, através das redes sociais tão agradáveis aos jovens, influenciam de forma negativa na tentativa de amealharem seguidores àquilo que eles não têm coragem de fazer: irem às ruas.

Tramita na Câmara dos Deputados proposta de lei no sentido de que escolas públicas e privadas de todo o país desenvolvam projetos de educação política no ensino fundamental. Alunos do sexto ao nono ano poderão ser estimulados a conhecerem realmente os meandros e o funcionamento das casas legislativas.

Bastante interessante a proposta.    

De acordo com a autora do Projeto de Lei, Sandra Rosado, o objetivo da iniciativa é sanar a ausência de participação e o déficit de representatividade das instituições políticas. Segundo argumenta, “este declínio tem contribuído para oligarquização das democracias e para o distanciamento de suas instituições dos problemas e demandas da cidadania comum, abrindo a porta para o poder dos lobbies e das grandes organizações”.

O projeto prevê a instituição de programa de incentivo ao protagonismo juvenil, concebendo anualmente eleições de representantes dos estudantes para pequenas câmaras deliberativas.

Nenhum comentário: