sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Educação será a prioridade das prioridades, diz Cid Gomes

Ministro da Educação, Cid Gomes empossada durante cerimônia de posse de DilmaO discurso de posse de Dilma Roussef certamente encheu de esperanças os trabalhadores em educação de todo o Brasil. Até aqui nenhum presidente colocou a educação como prioridade das prioridades.

Temos nas últimas décadas dado passos significativos nessa área tão estratégica, o que ainda é pouco quando olhamos os baixíssimos índices de todo o território brasileiro se comparados aos números internacionais.

O ex-governador do Ceará Cid Gomes (Pros) tomou posse, na manhã desta sexta-feira, 02, no Ministério da Educação. Cid é o primeiro ministro da Educação dos governos Lula e Dilma a não ser filiado ao Partido dos Trabalhadores.

"'Brasil, pátria educadora', esse é o lema deste segundo governo da presidente Dilma. Como disse a nossa presidente, a educação será a prioridade das prioridades", disse Cid. "O novo desafio é o da inclusão pelo saber, o conhecimento, a educação é o caminho certeiro para o desenvolvimento humano."

Ao tomar posse no Congresso Nacional, Dilma afirmou na quinta-feira, 1º, que o slogan do governo foi "País rico é país sem miséria" no primeiro mandato; agora, será "Brasil, pátria educadora". "Ao bradarmos Brasil, pátria educadora, estamos dizendo que a educação será a prioridade das prioridades", disse Dilma.
O novo ministro da Educação prometeu desenvolver ainda mais o pacto nacional pela alfabetização na idade certa, promover a reforma do ensino médio - considerado um dos maiores gargalos na educação brasileira - e se empenhar para cumprir as metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE).
"É um dos maiores desafios que já assumi na vida pública. Vamos valorizar e reconhecer trabalho de professores. Meu gabinete estará sempre aberto a receber conselhos e críticas", afirmou Cid, que prometeu viajar para todas as regiões do País, visitar universidades federais e manter um canal aberto de comunicação com reitores.
A partir de 2015, a área de educação deverá ocupar um espaço ainda maior na agenda da presidente Dilma Rousseff, que quer um ministério forte, influente e de mais visibilidade para executar a expansão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), a construção de creches, a implantação do ensino integral em mais escolas e a realização da reforma do ensino médio.
Um nome de peso, de um ministro mais político, é visto dentro do governo como uma forma de projetar ainda mais o MEC.

Nenhum comentário: