quinta-feira, 12 de março de 2015

Exposição no Arquivo Público marca os 192 anos da Batalha do Jenipapo


Arquivo Público (Foto:Regis Falcão)
Inicia joje, quinta-feira (12), às 10 horas, o Arquivo Público do Piauí – Casa Anísio Brito a exposição alusiva aos 192 anos da Batalha do Jenipapo. Dentre as peças que compõem a mostra, estão manuscritos, além de ilustrações cedidas pelo Museu do Piauí.

A solenidade de abertura contará com a presença do secretário estadual de Governo, Merlong Solano, que também é historiador e entusiasta da iniciativa. “O Piauí teve um papel fundamental na conquista da independência do Brasil e nós não podemos permitir que essa luta seja esquecida”, ressalta.

De acordo com a coordenadora do Arquivo Público, Rosângela Carvalho, o trabalho foi planejado nos mínimos detalhes com o objetivo de resgatar a memória do conflito ocorrido às margens do rio Jenipapo, em Campo Maior. “No Jenipapo fixou-se um exemplo que contraria determinado senso comum de que o povo brasileiro nunca teria se lançado às jornadas dolorosas de luta para erguer uma sociedade nacional, de fato, independente e justa. Esta exposição oferece pistas mais que generosas sobre o protagonista do tempo”, relata o professor e historiador Fonseca Neto.

O público poderá conferir a exposição nos próximos dois meses, no horário de funcionamento do Arquivo, das 8 às 18 horas. A Casa Anísio Brito fica localizada na Rua Coelho Rodrigues, nº 1016, Centro.

Crédito da matéria: 
http://www.piaui.pi.gov.br
 

Nenhum comentário: