terça-feira, 28 de abril de 2015

Competências avaliadas na prova de redação

I. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
Na competência I, espera-se que o participante escolha o registro adequado a uma situação formal de produção de texto escrito. Na avaliação, serão considerados os fundamentos gramaticais do texto escrito, refletidos na utilização da norma culta em aspectos como: sintaxe de concordância, regência e colocação; pontuação; flexão; ortografia; e adequação de registro demonstrada, no desempenho linguístico, de acordo com a situação formal de produção exigida.
II. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
O eixo da competência II reside na compreensão do tema que instaura uma problemática a respeito da qual se pede um texto escrito, em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo. Por meio desse tipo de texto, analisam-se, interpretam-se e relacionam-se dados, informações e conceitos amplos, tendo-se em vista a construção de uma argumentação, em defesa de um ponto de vista.
III. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Na competência III, procura-se avaliar como o participante, em uma situação formal de interlocução, seleciona, organiza, relaciona e interpreta os dados, informações e conceitos necessários para defender sua perspectiva sobre o tema proposto.
IV. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Na competência IV, avalia-se a utilização de recursos coesivos da modalidade escrita, com vistas à adequada articulação dos argumentos, fatos e opiniões selecionados para a defesa de um ponto de vista sobre o tema proposto. Serão considerados os mecanismos linguísticos responsáveis pela construção da argumentação na superfície textual, tais como: coesão referencial; coesão lexical (sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração); e coesão gramatical (uso de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, intersentenciais, interparágrafos).
V. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Na competência V, verifica-se como o participante indicará as possíveis variáveis para solucionar a problemática desenvolvida, quais propostas de intervenção apresentou, qual a relação destas com o projeto desenvolvido sobre o tema proposto e a qualidade destas propostas, mais genéricas ou específicas, tendo por base a solidariedade humana e o respeito à diversidade de pontos de vista, eixos de uma sociedade democrática.
O que são as competências e habilidades?
As competências estão intimamente relacionadas às habilidades, uma vez que a competência de um indivíduo em resolver uma determinada problemática pressupõe que ele domine certas habilidades necessárias para a solução do problema.
Nessa perspectiva, o exame privilegia a avaliação da capacidade que os alunos concluintes do Ensino Médio têm de resolver problemas a partir de habilidades desenvolvidas no processo de escolarização. Complementa essa concepção de competências e habilidades o entendimento de que o conhecimento é construído pelos alunos por meio das experiências vivenciadas por eles quando necessitam realizar das mais simples às mais complexas ações.
A avaliação das competências escritoras no ENEM
A prova de redação do ENEM propõe-se a avaliar 5 competências escritoras do aluno. Para tanto, a matriz de competências do ENEM foi adaptada para avaliar o desempenho do participante como produtor de um texto no qual ele demonstre capacidade de reflexão sobre o tema proposto. Essa reflexão faz-se partir da leitura dos textos que compõem a proposta, conjugada à leitura da realidade. Há o compromisso de que os temas abordem questões de ordem política, social, cultural ou científica, desde que apresentados como uma situação-problema, para a qual o autor do texto deverá propor soluções, respeitando os direitos humanos.
Os critérios de avaliação baseiam-se nas cinco competências expressas do ENEM traduzidas para a situação específica de produção de texto. Cada competência desdobra- se em níveis correspondentes aos conceitos – Insuficiente, Regular, Bom e Excelente, quantificados da seguinte maneira:
·         nível 1, nota 250;
·         nível 2, nota 500;
·         nível 3, nota 750 e
·         nível 4, nota 1000.

Cada redação é corrigida por dois corretores, de forma independente, sem que um conheça a pontuação dada pelo outro. Caso haja discrepância de duzentos pontos no total dos pontos atribuídos às Competências (para cada competência são atribuídos pontos que variam de 250 a 1000) ou caso a redação seja simultaneamente “pontuada” e “desconsiderada” pelos dois Corretores, o texto é submetido, então, a um terceiro Corretor. Nesse caso, a pontuação do terceiro Corretor é soberana em relação às atribuídas pelos outros dois. Quando a discrepância das notas entre os dois Corretores é inferior a 200 (duzentos) pontos, é atribuída à redação a média das duas notas. Se a terceira nota também for divergente em mais de 200 pontos, uma banca examinadora composta por três membros fará a avaliação final do texto

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