sábado, 4 de abril de 2015

Piauí quer ficar limpo das drogas

A Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas (CEDrogas), em parceria com a Federação Norte e Nordeste (FENNOCT), está articulando a implantação e execução do Projeto Piauí Limpo, que visa fortalecimento da Políticas Públicas Sobre Drogas no Estado do Piauí. O Projeto já foi apresentado ao governador Wellington Dias e, seguindo a orientação do gestor do Executivo, está sendo apresentado aos gestores de diversas pastas para a integração no Projeto.
De acordo com coordenador da CEDrogas, Sâmio Falcão, o Projeto Piauí Limpo vai integrar as áreas da Educação, Saúde, Justiça e Assistência Social e ainda as Comunidades Terapêuticas vinculadas à CEDrogas. “É um projeto inovador e ousado e que une ações específicas de cada área possibilitando a formação de agentes multiplicadores, favorecendo espaço de formação de discursão da política, através de ações para a prevenção ao uso e abuso de drogas e estratégias de enfrentamento deste problema que tem afetado os piauienses” explica.
O Projeto Piauí Limpo deve envolver 10 municípios polos e instituições que atuam na área da dependência química, realizando cursos de capacitação com uma visão global para 570 profissionais, entre eles: assistentes sociais, técnicos e profissionais do Cras, Creas, profissionais da área da Saúde Mental, Educação, Justiça, Conselhos Municipal e Estadual de Políticas Sobre Drogas, conselheiros em dependência química das Comunidades Terapêuticas e de Casas de Passagens e acolhimento.
“Essa integração é de suma importância para a execução, por isso já tivemos audiência com o secretário da Saúde, Francisco Costa, e já temos audiências marcadas com os demais secretários. E esperamos a boa recepção desse projeto que pode ser a mudança que precisávamos na área da política sobre Drogas, pois nele há ações de prevenção, tratamento, reinserção, redução de danos e pesquisa” enfatiza Sâmio Falcão.

Nenhum comentário: