quarta-feira, 29 de julho de 2015

DADOS PREOCUPANTES: estudantes deixam Ensino Médio sem conhecimentos básicos em matemática e português

Confira a matéria do "Zero Hora" que trata dessa questão tão importante para a educação brasileira.

No começo do mês, a Fundação Lemann, em parceria com a ONG Todos pela Educação e outras entidades, divulgou o resultado de uma pesquisa sobre como o currículo escolar se reflete na vida dos jovens. Foram entrevistados estudantes que tiveram notas acima da média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de professores universitários e empresários que convivem com eles após o Ensino Básico, na universidade ou no mercado de trabalho.
Entre as conclusões do estudo, que envolveu entrevistas aprofundadas em várias regiões do país e foi batizado de Projeto de Vida, está a de que a gurizada que deixa o Ensino Médio enfrenta dificuldades que estariam compatíveis com estudantes que deixam o Ensino Fundamental. Há deficiências básicas em português e matemática, por exemplo.
– A gente chegou em um resultado que não é novidade quando você olha as estatísticas de desempenho médio em língua portuguesa e matemática. Mas quando isso é colocado nas experiências de vida das pessoas, emerge de uma forma muito dramática. Vimos jovens declarando que tinham dificuldades em ler um manual, de entender uma mensagem e de interagir verbalmente com o chefe ou um colega – conta Haroldo da Gama Torres, demógrafo que coordenou a pesquisa.
Se os problemas com o português e a matemática não chegam a surpreender, a pesquisa fez com que se lançasse luz sobre outras deficiências. Os jovens também não têm suas habilidade socioemocionais preparadas para encarar a vida depois da escola. Entre os pontos destacados estão as dificuldades em ter foco, em trabalhar em grupo e até de se comportar num ambiente de trabalho.
– Há um conjunto de aspectos de comportamento e atitude que tanto os professores quanto os profissionais de empresas mencionam com muita ênfase que não encontram isso nesses jovens. A capacidade de relacionamento não está contemplada no ambiente escolar, e o jovem também demanda isso. Ele quer saber como se comportar numa entrevista, como é o trabalho que vai enfrentar – diz Torres.
As conclusões da pesquisa devem ajudar na construção da Base Nacional Comum, que irá definir os conhecimentos e as habilidades que todos os alunos devem aprender em cada etapa e que está sendo organizada pelo Ministério da Educação (MEC).
– Queremos que a pesquisa sirva de base para políticas públicas de melhoria da educação. Os dados demonstraram que existe uma imensa desconexão entre a escola e a realidade – avalia Ernesto Martins Faria, coordenador de projetos da Fundação Lemann.

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