terça-feira, 29 de setembro de 2015

Diretor do SAAE faz um raio-x do sistema de abastecimento de água do município

João Lima - Diretor SAAE
O diretor do SAAE João Lima em palestra pela Conferência Municipal do Plano de Saneamento Básico, ocorrida na última sexta-feira (25), expôs o diagnóstico e perspectivas do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município de Campo Maior.

Representando o Comitê Executivo do PMSB, João Lima pontuou os projetos do SAAE idealizados na gestão do prefeito Paulo Martins. A substituição de 22 km da rede de ferro por tubos de pvc e a substituição dos ramais domiciliares, é considerado uma das obras mais importante e será concluído até 2016.

3ª Conferência Municipal de Saneamento Básico
Atualmente o sistema de água de Campo Maior produz aproximadamente 450m³/h de água através de 13 unidades de captação. Segundo João Lima, quando receberam o SAAE assumiram um dos problemas mais graves que a cidade toda enfrentava, a falta de água. “Graças a Deus, hoje estamos conseguindo sanar, para isso foi necessária ações como o aprofundamento, alargamento e construção de novos Poços Tubulares”.

O diretor do SAAE afirmou que por falhas do serviço da distribuidora de energia, ainda ocorre à falta de água em alguns bairros localizados em pontos mais elevados, mais o SAAE tecnicamente está preparado para suprir de imediato qualquer intervenção que o sistema de água venha a sofrer. 

Sobre a qualidade da água, foram instaladas bombas dosadoras de hipoclorito de sódio em todas as unidades de captação na zona urbana e em algumas da zona rural. “Na zona rural são 104 sistemas simplificados de abastecimento de água que atende em média 2.700 famílias” disse João Lima.

Quanto ao sistema de coleta e tratamento de esgoto, só existe em apenas 250 unidades residenciais do conjunto Renascer II. Essa Unidade foi preciso passar por algumas adequações, mas estamos operando com eficiência no tratamento.

João Lima disse que conseguiram alcançar o principal objetivo da Conferência, que foi construir um diagnóstico participativo acerca dos problemas de saneamento do município. Com a participação da população nas reuniões foram levantados dados relacionados à água, esgoto, lixo e drenagem.

Ele também elencou alguns prognósticos que serão implementadas em 2016, como a “execução do Plano Municipal de Saneamento Básico”, a implantação do “Programa mais reservatórios”, “construção de estação de tratamento de água compacta para complementar o volume captado pelos Poços”; Implantação do “Programa de eficiência energética”; Implantação do Sistema de Telemetria para modernização do sistema operacional”, entre outros. 

Fonte: ASCOM/SAAE

Nenhum comentário: