sexta-feira, 1 de abril de 2016

TSE lança campanha para estimular participação da mulher na política

Quando se trata de representação feminina na política, o Brasil ocupa apenas 121ª posição no ranking mundial. Com a intenção de equilibrar o jogo em relação à igualdade de gênero no Parlamento, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou nesta quinta-feira (31/3) a campanha "Mais Mulheres na Política". O evento foi realizado em sessão solene do Congresso Nacional, com a participação de senadores, deputados e representantes da sociedade civil. A senadora Regina Sousa e a deputada Flora Izabel estiveram presentes na Sessão Solene.
O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, disse que a corte tem feito a parte dela ao interpretar a legislação eleitoral de forma a amplificar a participação feminina. Ele citou decisões recentes penalizando partidos por descumprirem regras de cotas do Fundo Partidário e por não incluírem pautas relacionadas à temática no horário eleitoral obrigatório.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, lembrou que representação feminina em cargos eletivos municipais se limita a apenas 10% de prefeitas e 12% de vereadoras. Segundo ele, tal fenômeno acaba produzindo uma representação também pequena em Brasília, em que as mulheres são 44 deputadas entre 513 representantes e 13 entre 81 senadores.

Ele ressaltou ainda que o Senado tem tomado iniciativas buscando incrementar essa participação, por meio da criação da Procuradoria da Mulher e do Observatório da Mulher, matéria da qual a senadora Regina Sousa foi relatora.

Para a senadora Regina Sousa, é fundamental que os partidos parem de colocar o nome das mulheres na chapa apenas “para constar”. “A única coisa que queremos são os nossos direitos, nada menos”, afirmou a senadora piauiense.

Nenhum comentário: