sexta-feira, 1 de julho de 2016

Cortador de cana diploma-se médico

Formatura - Interna.jpg
Milagre é explicado como algo extraordinário, admirável, espantoso. Acontecimento que chama a atenção, que desperta interesse, que faz o povo ficar surpreso. Aos 30 anos, Jonas Lopes da Silva é sinônimo disso. Perseverança e coragem e firmeza foram virtudes que o ajudaram a transformar seu destino.

Combustível para que o ex-cortador de cana, engresso da Zona da Mata pernambucana, estivesse entre os 74 jovens que colagram grau na 95ª turma de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) no Teatro Guararapes, em Olinda, no Grande Recife, na noite desta quarta-feira (29/06).

O reconhecimento pela sua difícil trajetória até conseguir tão sonhado diploma foi louvado pelos colegas, que decidiram homenageá-los. Aplaudido, Jonas ficou surpreso. Não esperava tamanha consideração. Tímido, chorou ao ficar de pé, em destaque, entre os demais (agora) médicos.

"Não existem vidas comuns. Apesar de termos tantos milagres hoje a contar, a tuma 95 escolheu um desses milagres para receber o grau (de médico) em nome de todos nós. Antes de ser estudante de medicina ele lutou contra a exploração de mão de obra infantil nas usinas de cana-de-açúcar, no interior de Pernambuco", discursou a oradora, Débora Lima, assim que a solenidade começou.

"Nascido em Palmares, criado em Joaquim Nabuco, foi cortador de cana até os 15 anos. Aos 24, o quinto dos sete filhos de seu José Lopes e dona Edileusa chega à universidade. Hoje nossa turma pede que Jonas Lopes da Silva, de pé, para receber nosso aplauso e reconhecimento" completou Débora.

Para testemunhar esse momento, uma pequena caravana saiu de Joaquim Nabuco, a 113Km de Recife.



Nenhum comentário: