segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

É preciso apostar na REDAÇÃO

O próprio MEC demonstra sua preocupação quanto à queda no número de estudantes que tiraram nota 1000.  Em 2015, foram 104 textos com nota máxima; 250 em 2014 e 481 em 2013. 

Pouco a pouco, temos a sensação de que nossos estudantes não sabem mais escrever. O produzir um texto é intrínseco ao ler, ser um bom leitor; um leitor crítico. E essa, é uma das dificuldades encontradas por quem está ativamente ligado à Linguagem e a todas as áreas. Não se concebe um bom texto sem um bom leitor.  

É difícil produzir um bom texto sem a interdisciplinaridade, conseguida através da leitura crítica, onde não apenas os elementos teórico são reconhecidos. É necessário o espírito crítico. Necessário deslocar a concepção de que o texto é o material que preenche a folha. As palavras não servem apenas para expressar os pensamentos, mas também para ocultá-los ou dissimulá-los.

A Redação é um importante momento para o qual o estudante deve estar preparado. Não apenas para o ENEM, mas para toda a sua vida pessoal, acadêmica e profissional. Por isso, o ensino (competências e habilidades) nessa área deve ser direcional.

Nenhum comentário: